zumbi2Hoje, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e que morreu em 20 de Novembro de 1695.

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido por meio de projeto de lei em janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a lei que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado. No entanto isso deve mudar.

Nesta semana, o projeto que busca tornar a data feriado nacional teve parecer pela aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A mesa da Câmara pediu que o projeto passe por uma nova Comissão — a de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços — antes de ser votada no plenário. Se depender do seu histórico, a proposta deve passar: foi aprovada com pequenos ajustes pela Comissão de Cultura.

Atualmente, somente nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo o dia da Consciência Negra é considerado feriado. Já na Bahia, em apenas três cidades é feriado neste 20 de novembro.