Um carro-bomba com capacidade para atingir alvos a 50 metros de distância foi encontrado na noite desta segunda-feira (4) na rua da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. A polícia descobriu o veículo após uma denúncia e demorou cerca
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social, a denúncia telefônica foi recebida por volta das 22h30. Fontes da polícia informam que foram necessárias cinco horas para desarmar a bomba, com uso de robô e técnicas manuais. O artefato estava em um veículo Volkswagen UP cinza, que havia sido roubado no dia anterior, domingo (3). O esquadrão antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) conduziu a ação.
“Os explosivos foram conduzidos para o paiol do Gate, onde serão submetidos à fiscalização do Exército Brasileiro”, informou a secretaria, em nota. Segundo técnicos que pediram anonimato, a bomba não causaria grandes danos ao prédio, já que estava do lado de fora, mas poderia atingir pessoas a um raio de 50 metros.
A lei que determina o bloqueio de sinais de celular em presídios começou a tramitar na Assembleia Legislativa em fevereiro e foi aprovada no dia 10 de março. Agora, o texto passa por regulamentação na Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, para que possa seguir para sanção ou veto do governador Camilo Santana (PT).
AMEAÇAS
A secretaria informou que ainda investiga todo o material e não descarta nenhuma possibilidade.
Os administradores da página “Polícia Civil do Ceará em Ação” se disseram surpresos com a mensagem. “Foi com um misto de surpresa e assombro que vimos no ‘mural’ da fanpage Polícia Civil do Ceará em Ação, uma postagem de um perfil fake [falso] chamado Jairo Bernardino, onde o mesmo destilou ameaças às forças de segurança do Estado”, escreveram.
No final do texto, os supostos bandidos afirmaram que a primeira bomba era somente “um aviso” e que sabiam que o governador era um homem “inteligente” que iria vetar a lei.