agente_da_policia_federal_newton_hidenori_ishii_-_foto__giuliano_gomes_pr_press1Newton Ishii terá restrições de horários e dias para sair de casa. Ele continuará trabalhando para Polícia Federal em cargo interno

Condenado a mais de quatro anos de prisão por facilitação de contrabando, o policial federal Newton Ishii, o Japonês da Federal conhecido pela participação nas prisões da Operação Lava Jato vai cumprir pena em regime semiaberto. Ele coloca nesta sexta-feira (10) a tornozeleira eletrônica e deve cumprir a pena em casa.

Newton Ishii vai continuar atuando na Polícia Federal  em um cargo interno ainda não especificado. Ele não vai poder sair de Curitiba e da Região Metropolitana sem autorização prévia da justiça, e vai precisar estar em casa entre 23h e 5h durante a semana. Nos fins de semana, ele está proibido de sair.

A prisão domiciliar foi decidida devido a falta de vagas no sistema penitenciário para o cumprimento do regime semiaberto convencional. Ele será monitorado até 21 de outubro de 2016, quando o regime será revisto. A juíza responsável pelo caso levou também em consideração o fato de Ishii ser réu primário e não possuir outro fato que desabone sua conduta. A pena total é de quatro anos, dois meses e vinte e um dias.