catarataA descoberta do Lanosterol, um esteroide sintetizado pelo organismo, é dos cientistas norte-americanos. O colírio que ocorre naturalmente, é capaz de derreter Cataratas e impedir seu desenvolvimento quando administrado regularmente pelos pacientes por meio de um colírio desenvolvido.

Publicado pela revista Nature, se aprovado, o estudo do colírio para uso humano pode, em breve, colocar no mercado um tratamento não-invasivo para indivíduos com formas moderadas de catarata.

Segundo o Grupo HOSP (Hospital de Olhos de São Paulo), a Catarata nada mais é do que uma opacificação do cristalino – lente natural localizada no globo ocular – responsável pela focalização da visão, seja para perto ou longe. Ocorre geralmente em pessoas com mais 40 anos de idade e passa a se desenvolver quando há acúmulo de proteínas na região, ou, em outros casos, hereditariamente.

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) dizem que, a Catarata é responsável pode cerca de 47,8% dos casos de cegueira no mundo e atualmente só pode ser tratada através de cirurgia – a lente natural danificada é removida e substituída por uma artificial.