mulher-cirurgiaUma dona de casa que pesava 245 quilos em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, morreu após lutar oito anos contra a obseidade. O filho da mulher chegou a escrever uma carta para o papai noel pedindo de presente a realização de cirurgia bariátrica para a mãe.

O corpo de Eliana do Rosário Amaral, que tinha 35 anos, foi enterrado nesta sexta-feira (23), no Cemitério Jardim Celestial, em Feira. Os familiares contaram que a morte ocorreu de forma inesperada e que todos ficaram surpresos.

Os parentes contam que a mulher passou mal na tarde de quinta-feira (22) em casa. Ela chegou a ser levada pelos vizinhos para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas não resistiu. A mulher deixou o marido, cinco filhos.

Um dos  nove irmãos de Eliana, André do Rosário disse que a família já vinha tentando cuidar da saúda da mulher há muito tempo. “A gente vinha tentanto, com a ajuda de vizinhos, com a ajuda da imprensa e ela vinha lutando contra morte”.

A enfermeira Dart Clair Cerqueira adotou a carta que o filho de Eliana escreveu ao papai noel pedindo a cirurgia para mãe. Ela conta que, ao ler o bilhete, fez campanha e mobilizou várias pessoas para conseguir a cirurgia.

“O médico já conhecia a história de dona Eliana e se prontificou a realizar a cirurgia em qualquer hospital que pudesse ser disponibilizada uma UTI para comportar ela. A gente faz um juramento que deve zelar pela saúde da população e a gente não consegue isso devido às condições que são oferecidas para a população”, afirmou.