16063157

Dois meses depois de assumir um cargo de segundo escalão no governo da Bahia, o ex-ministro Jaques Wagner (PT) foi nomeado neste sábado (21) como novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Com a nomeação, Wagner passa a ter foro privilegiado. O inquérito que o investiga no âmbito da Operação Lava Jato, atualmente nas mãos do juiz Sergio Moro, deverá ser remetido para o Tribunal Regional Federal da 1º Região, com sede em Brasília.

O petista, que foi ministro da Casa Civil no governo Dilma Rousseff (PT) e governador da Bahia entre 2007 e 2014, voltou ao governo baiano em novembro na gestão de seu apadrinhado político, o governador Rui Costa (PT).

Ele havia assumido o cargo de coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, cargo de segundo escalão e sem direito a foro.

Na época, ele chegou a ser cotado para assumir uma secretaria extraordinária com funções de articulação política, relações internacionais e relações com o empresariado. Mas o governador recuou da ideia de criar uma nova secretaria em tempos de crise.

Agora, como secretário de Desenvolvimento Econômico, Wagner terá como principal função ampliar a interlocução com os empresários e atrair investimentos para a Bahia.

Ele assume o cargo no lugar de Jorge Hereda, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, que era secretário na Bahia desde maio de 2015. Hereda vai assumir a coordenação do Bahiainvest, cargo de segundo escalão.