1625865

Cientistas que estudam padrões de mudanças naturais no clima da Terra disseram nesta quinta-feira (19) que descobriram um sinal “preocupante” de que o aumento do nível do mar pode estar a caminho.

Publicadas na revista “Science”, as descobertas mostram que as temperaturas da superfície do oceano durante o último período quente da Terra, há 125 mil anos, eram notavelmente semelhantes às de hoje.

Mas o que preocupa os cientistas é que o nível do mar naquela época era de seis a nove metros acima do que é hoje.

“A tendência é preocupante”, disse o estudo, liderado por pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon, da Universidade College Dublin, da Universidade de Wisconsin e do Museu de Ciência da Virgínia.

“Esses resultados podem ajudar os cientistas a entender melhor como os oceanos responderão ao aquecimento moderno”, acrescentou.

A Terra passa por períodos de calor e de frio que duram milhares de anos, e estes são influenciados por mudanças na exposição solar causadas por variações naturais na órbita do planeta, combinadas com a influência de gases causadores de efeito estufa na atmosfera.

Esses deslocamentos naturais diferem, porém, do ritmo atual de aquecimento da Terra, muito mais rápido, que é impulsado pela queima de combustíveis fósseis e pela emissão de gases que causam o aquecimento global, levando ao derretimento das geleiras e à subida do nível do mar.

A última vez que o clima foi excepcionalmente quente –na ausência de influência humana– foi há entre 116 mil e 129 mil anos, durante o que é conhecido como o último período interglacial.

Esse foi um dos períodos mais quentes nos últimos 800 mil anos, de acordo com o estudo.