000

Promover emprego e renda ao homem do campo é um dos principais objetivos da Diretoria de Agronomia da Prefeitura de Itapetinga. Por isso, em parceria com o Senar e o Sindicato Rural, vem oferecendo cursos, capacitando os trabalhadores e buscando investimento em economia familiar. Nesta terça-feira, 01, aconteceu a abertura do primeiro curso preparatório de horticultura Pró-Senar, ministrado pelo agrônomo Osmar Carmo dos Santos.

Reconhecendo o trabalho do grupo de associados, a prefeitura vem pleiteando ações positivas, projetos que tragam recursos estaduais e federais para a agricultura familiar. “O grupo já tem eficiência na produção, o que a gente pode fazer de melhor por eles é o ensinamento para capacitá-los ainda mais. A intenção é que eles produzam mais e melhor e que comercializem de forma mais rentável. Os cursos buscam agregar valor ao produto feito por eles”, afirmou Luciano Almeida, diretor de agricultura do município.

O Pró-Senar desenvolve um trabalho continuado de capacitação. O curso tem duração de quatro meses, com aulas teóricas e práticas que vão fomentar ainda mais a economia familiar na cidade. “Mais da metade dos produtos agrícolas vendidos em Itapetinga vêm de outras cidades. A prefeitura quer se tornar uma parceira dos produtores locais, oferecendo suporte técnico e divulgando seus produtos, na certeza da qualidade do cultivo de alimentos saudáveis”, garantiu Luciano.

As iniciativas vêm agradando os produtores que garantem que estão ampliando seus negócios a partir dos novos conhecimentos e do trabalho no campo. “Fiz o consórcio de uma moto durante um ano e quitei todo com o dinheiro da hortaliça. Meus produtos estão sendo muito bem aceitos. Começo a vender no conhecido “Brogodó” e, antes de chegar no Américo Nogueira já não tenho mais nada”, contou satisfeita, Lindimar Cardoso, associada que participa do curso.

Geração de emprego e renda. A prefeitura tem feito muito e vai fazer muito mais.

Ascom