09Uillian da Silva Guimarães, acusado de ter assassinado o Policial Militar Denisson Rodrigues, durante um assalto à agência dos Correios, em São José da Vitória, em maio de 2015, foi condenado a 28 anos e três meses de prisão pelo crime de latrocínio.

O pedido de condenação foi feito pelo Ministério Público Federal de Ilhéus e acatado pela Justiça Federal de Itabuna.

No dia do crime, Uillian agiu com a ajuda de mais dois comparsas, que já morreram.

O crime

Em 21 de maio de 2015 a agência dos Correios de São José da Vitória foi alvo de três criminosos. Eles adentraram a agência para roubar, renderam funcionários e clientes e fizeram o gerente e o vigilante de reféns.

Durante a ação, o segurança conseguiu acionar um alarme silencioso, o que provocou a chegada de uma viatura da Polícia Militar. Quando o policial Denisson Sampaio entrou na agência, foi baleado por Uillian, caindo no chão imediatamente. Sem esboçar nenhuma reação, o policial teve a arma subtraída pelo criminoso, que efetuou mais tiros, certificando de sua morte. Em seguida, os três criminosos fugiram.

Prisão preventiva 

Na denúncia, ajuizada em maio de 2017 pelo Procurador da República Tiago Rabelo, o MPF requereu a prisão preventiva de Uillian Guimarães, que foi concedida pela Justiça. Ainda segundo a denúncia, o criminoso já responde a outras duas ações penais por roubo qualificado.

Em 2016 Willian chegou a fugir do presídio de Eunápolis, onde estava preso pela prática de roubo, mas foi localizado e preso novamente.

A sentença, proferida no último dia 15, condenou Uillian da Silva Guimarães pelo crime previsto no art. 157, § 3º, do Código Penal, negando-lhe o direito de recorrer em liberdade. Além da pena de 28 anos e três meses, foi determinado o pagamento de 118 dias/multa, no valor de 1/30 do salário mínimo vigente à época por cada dia de multa.