Nova geração de Aedes do Bem é a evolução dos mosquitos do mesmo tipo soltos em Juiz de Fora (MG) e Piracicaba (SP). (Foto: Reprodução/TV Integração)

Um mês após o prazo informado inicialmente, Indaiatuba (SP) inicia, na manhã desta quarta-feira (23), a liberação da nova geração do “Aedes do Bem”, como chama a empresa que produz o mosquito geneticamente modificado para diminuir os casos de dengue, zika e chikungunya. A cidade é a primeira no país a receber a nova linhagem do inseto transgênico.

Em janeiro, a Oxitec, empresa responsável pela mutação genética das espécies, e o governo do município, haviam informado que a previsão de soltura era para abril, mas trâmites burocráticos adiaram o começo dos trabalhos.

O novo “Aedes do bem” é do tipo OX5034, uma evolução do inseto já testado e utilizado em Piracicaba (SP) e Juiz de Fora (MG) desde 2015.

De acordo com a Prefeitura, a liberação acontecerá nos bairros Morada do Sol, Cecap, Jardim Itamaracá e Jardim Moacyr Arruda, com chance de ampliação. Os bairros Jardim Oliveira Camargo e Jardim São Conrado serão monitorados para efeitos de comparação, mas não receberão a linhagem do Aedes.

RK