09O relatório foi feito pela Agência Nacional de Segurança Sanitária de Alimentação, do Meio Ambiente e do Trabalho (Anses), da França

Um relatório foi publicado pela Agência Nacional de Segurança Sanitária de Alimentação, do Meio Ambiente e do Trabalho (Anses), da França, apontou a presença de 60 substâncias tóxicas em fraldas descartáveis infantis. O documento foi publicado nesta quarta-feira (23) e nele constava que foi encontrado até mesmo glifosato, o agrotóxico mais usado no mundo e apontado como causador de câncer.

Em vários casos, de acordo com informações da Rádio França Internacional, as marcas ultrapassaram os limites estabelecidos para uso de elementos químicos na fabricação dos produtos. Há ainda desreguladores hormonais e resíduos químicos que podem originar distúrbios no sistema reprodutivo.

Algumas substâncias são acrescentadas intencionalmente, como perfumes, que podem causar alergias em um público tão sensível quanto os bebês.

Após a publicação do documento, os ministros da Transição Ecológica, François de Rugy, da Saúde, Agnès Buzyn, e da Economia, Bruno Le Maire, divulgaram um comunicado no qual pedem “aplicação imediata” das recomendações da agência. Uma reunião foi convocada para que os fabricantes das distribuidoras eliminem as substancias prejudiciais das fraldas em até 15 dias.