Todos os cinco casos suspeitos para infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) foram negativados, conforme os resultados dos exames laboratoriais enviados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), na tarde desta terça-feira (03).

“Os casos seguem clinicamente estáveis e já estão liberados do isolamento domiciliar, uma vez que três das amostras foram negativas tanto para vírus respiratório, quanto para o COVID-19. As outras duas positivaram para rinovírus, que é um tipo de vírus do painel respiratório, analisado pelo Lacen, e, sendo assim, descarta-se a necessidade de processamento dessas amostras para o Coronavírus”, esclarece Ana Maria Ferraz, Diretora de Vigilância em Saúde.

Conforme foi divulgado durante a coletiva que ocorreu na última sexta-feira, 28 de fevereiro, a Diretoria de Vigilância em Saúde adotou todas as providências cabíveis em relação aos casos, conforme orienta o Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a diretora, a equipe já informou os resultados aos pacientes: “Assim que conversamos com os pacientes, eles se mostraram completamente aliviados e muito satisfeitos em poder voltar às suas rotinas diárias”, destacou a diretora.

Mesmo com o descarte dos casos suspeitos, a Secretaria Municipal de Saúde segue em constante alerta e continua realizando ações educativas em saúde junto à população, visando controle, prevenção e promoção da saúde. Vale destacar que foi distribuída Nota Circular SMS/DVS/VIEP – n°01/2020 de alerta e orientação para o Novo Coronavírus 19 para escolas da rede pública e privada, universidades, espaços religiosos, rede hospitalar, unidades de saúde da Atenção Básica, rede especializada de saúde e laboratórios privados.

RK