O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou que o governo dará início a decisões “mais duras” por toda a Inglaterra devido à pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (4).

De acordo com o político, a medida será semelhante à imposta no país no início da pandemia no país e passa a entrar em vigor a partir das 00h desta terça-feira (5), visando conter os avanços de uma nova variante do vírus, sendo esta mais transmissível.

“Nós temos agora uma nova variante do vírus, e tem sido frustrante e alarmante a velocidade com que essa variante se espalha. Cientistas confirmaram que a nova cepa é entre 60% a 70% mais transmissível”, afirmou Johnson.

Divididas em quatros níveis de restrições, a maioria do país está no terceiro e quarto nível, onde bares e restaurantes continuam fechados e a convivência social é restrita.

Com a decisão, as escolas permanecem fechadas, sendo utilizado o recurso de aulas remotas. Ainda no pronunciamento, o ministro informou o governo está elaborando um plano para reabrir instituições de ensino do ensino fundamental e alunos entre 11 e 18 anos.

No Reino Unido já foram contabilizados 2.654.779 casos do novo coronavírus e 75.024 óbitos, sendo registrada a segunda maior taxa de mortalidade na Europa.