PREFEITO QUER QUE ‘PIONEIRA’ SERRANA-SP SEJA EXEMPLO AO MUNDO
Dois meses após o término da vacinação em massa contra a covid-19 em Serrana (SP), o prefeito do município do interior paulista, Leonardo Capitelli (MDB), quer que a cidade seja exemplo mundial de combate ao novo coronavírus.
Ao falar sobre os resultados de redução nas mortes e internações, divulgados há cerca de duas semanas pelo Instituto Butantan, Capitelli comenta com orgulho ao R7 sobre o que espera a partir do Projeto S.
“Esses números levarão esperança não só pra cidade como o Brasil todo e o mundo todo, vão servir de parâmetro para a maior pandemia do século. Torcemos pra que a vacinação avance no país e que possa salvar mais vidas, e que toda população brasileira e mundial possa ter essa segurança [com os resultados do estudo]”, afirma o prefeito.
Segundo os dados revelados pelo Butantan em 31 de maio, além da queda em 95% das mortes por covid na cidade, os casos sintomáticos caíram em 80% e as internações hospitalares, em 86%.
Quase duas semanas após os resultados otimistas, relatos de moradores e empresários apontaram para um clima de maior segurança e tranquilidade na cidade, além da melhora no movimento do comércio local.
O estudo inédito no mundo, como destaca o Butantan, também mostrou que, a partir da cobertura vacinal de 75% da população, a pandemia pode ser controlada.
Antes mesmo da divulgação dos dados do Butantan, relatos e dados da prefeitura já indicavam a queda nos casos e na procura por testes para a covid-19.
Embora três quartos da população imunizada fossem o bastante, o número de imunizados foi muito superior: apesar das pesquisas meses antes do início do estudo apontassem para 85% dos habitantes interessados na vacina, 97,9% da população adulta da cidade participaram do projeto e se imunizara. ( R7 )
RK
























