:: 19/ago/2021 . 23:59
ITAPETINGA: A LOJA MAÇÔNICA AMOR E UNIÃO PARABENIZA O MAÇOM PELO SEU DIA
O Dia do Maçom
Anualmente encontramos no dia 20 de agosto um momento simbólico, especial no calendário brasileiro, dedicado a comemorarmos no nosso país o Dia do Maçom. Inevitavelmente, nós maçons da Loja Amor e União Itapetinguense, aproveitamos a oportunidade para congratular a todos que, de forma direta ou indireta, trabalham diariamente pela busca do autoconhecimento e seu consequente aperfeiçoamento moral e intelectual, contribuindo para a consolidação da liberdade e, portanto, para a construção de uma sociedade mais justa e perfeita, onde todo e qualquer convencimento seja alcançado pela observação da verdade, exemplificada não apenas por discursos, mas principalmente pelas ações praticadas.
Historicamente a maçonaria, como a conhecemos atualmente, se estruturou na Europa a partir do século XVIII. Desde então a instituição se expandiu, ganhando contexto, atuação e reconhecimento mundial. Especificamente no Brasil, as primeiras lojas maçônicas datam do final do século XIX e início do século XX. Os maçons em geral, e os brasileiros em particular, têm participado ativamente da defesa e consolidação de uma nação livre, democrática e soberana. Foi exatamente neste contexto de participação ativa em nosso país que a data de 20 de agosto foi escolhida para comemorarmos o Dia do Maçom. A escolha guarda relação com uma sessão histórica entre as Lojas maçônicas “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro, onde Joaquim Gonçalves Ledo (jornalista e político brasileiro) proferiu um discurso emocionante e inspirador, clamando e exaltando a urgência da Independência do Brasil ainda em 1822. Mesmo que existam entre os historiadores divergências quanto a data exata da realização da referida reunião, a data consolidou-se como um registro histórico/simbólico dessa importante atuação institucional da maçonaria pela Independência do Brasil.
Portanto, é mantendo a tradição e seguindo firme nos propósitos de valorização da Liberdade, Igualdade e Fraternidade que a família maçônica brasileira em geral, e os maçons de nossa cidade em particular, seguem firme no estímulo para que cada brasileiro se envolva proativamente em ações de fortalecimento da democracia, da justiça e da caridade, repelindo a violência e toda atitude, especialmente dos governantes e/ou dirigentes, que não representem a devida e necessária atenção aos clamores da sociedade, cujo único objetivo deve ser o fortalecimento de um Brasil fraterno, justo e igualitário.
Por fim, resta-nos na oportunidade, mais uma vez, saudar, parabenizar e estimular todos os homens de bem que, ao exercitar a cidadania, cumprem suas funções de verdadeiros Construtores Sociais.
Loja Maçônica Amor e União Itapetinguense, N°61 – GLEB
Itapetinga, Bahia (2021)
ITAPETINGA: UTILIDADE PÚBLICA
JULIO CESAR SILVA NASCIMENTO, perdeu sua CARTEIRA DE TRABALHO, nas mediações da empresa Vulcabras/Azaleia situada na Avenida Júlio José Rodrigues.
Quem encontrou ou encontra entrar em contato pelos seguintes telefones:
(77) 98844-9450 – Júlio
(77) 3261-1010 – Rádio Jornal
(77) 98821-2051 – Tarugão
RK
PIX: GOLPISTAS USAM PROMESSAS DE DESCONTOS EM FATURAS PARA ATRAIR VÍTIMAS
O nome do PIX está sendo usado em golpes espalhados por SMS para atrair vítimas em busca de um suposto desconto em faturas de cartão de crédito e celular.
Em um dos golpes, identificado na última quarta-feira (11) pela empresa de segurança digital Kaspersky, a mensagem afirma que operadoras de cartão de crédito se uniram em uma campanha para oferecer desconto caso o pagamento da fatura seja feito com o novo método de pagamento.
Para receber o suposto benefício, a vítima precisa acessar um site e informar dados como bandeira do cartão, CPF, os quatro últimos dígitos do cartão e o valor total da fatura.
Depois disso, a página informa uma chave do PIX para qual o valor com desconto deve ser enviado. O destino do dinheiro, porém, não tem relação com instituições financeiras.
Outro golpe, iniciado em julho, usa o nome de operadoras de telefonia para espalhar a promessa de um desconto na fatura do celular. Neste caso, a chave do PIX usada pelos criminosos é informada na mensagem.
O analista sênior da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, destaca que golpes por SMS ocorrem há muito tempo, mas aponta que criminosos estão usando a popularidade e a rapidez do pagamento por PIX para promover mensagens enganosas.
“Isso ocorre desde o lançamento do sistema, mas agora os golpistas estão se valendo dessa popularidade para aplicar golpes usando engenharia social e phishing”, explica.
A engenharia social é uma prática em que alvos de golpes são abordados com informações que parecem autênticas, como a promessa de desconto para clientes de uma determinada empresa.
Um dos meios de realizar esse tipo de golpe é o phishing, em que criminosos criam sites e e-mails falsos para fazer as vítimas fornecerem informações pessoais.
Para Assolini, um dos pontos que chamam a atenção é que as mensagens de alguns golpes são enviadas por um número curto, parecido com o que bancos e operadoras usam para se comunicarem com clientes. Os criminosos fazem isso ao contratarem serviços de envio de SMS em massa.
Segundo a Kaspersky, alguns golpistas conseguem enviar mensagens enganosas pelo código usado por empresas. Com isso, o texto do golpe acaba se misturando no histórico de mensagens autênticas de um banco ou uma operadora, por exemplo.
Como se proteger
A orientação para evitar cair neste tipo de prática é consultar canais oficiais das empresas, como site e telefone, para verificar se uma determinada promoção realmente existe.
O link na mensagem de texto também pode indicar que o conteúdo não é verdadeiro. Verifique se o endereço é o mesmo usado pela empresa. Caso você acesse o site e ainda tenha dúvidas sobre a autenticidade, a melhor decisão é não inserir dados pessoais, nem realizar pagamentos.
Por fim, a adoção de aplicativos de segurança no celular pode ajudar a analisar links suspeitos e exibir alertas caso eles sejam acessados. (Com informações do G1)
BAHIA: OCUPAÇÃO DE LEITOS DE “UTI/COVID-19” ADULTOS CAI 37%
A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto para pacientes Covid-19 caiu para 37%. Os 1260 leitos disponíveis são ocupados por 467 internados. Os números são do último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Na terça-feira (17), o estado tinha taxa de ocupação de 39%.
O documento informa ainda que nas últimas 24 horas, foram registrados 953 casos novos de infecção pelo novo coronavírus e 21 mortes – nos momentos mais críticos a Bahia ultrapassou os 100 óbitos diários. O estado contou também com 919 altas entre a terça-feira e esta quarta (18).
Dos 1.211.625 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.181.772 já são considerados recuperados e 26.199 perderam a vida para o novo coronavírus. Os casos ativos totalizam 3654 infectados. Na Bahia, 51.673 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
A Bahia subiu para 7.541.302 pessoas o número de vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 3.202.458 receberam também a segunda aplicação, e mais 253.343 vacinados com o imunizante de dose única (Janssen).
- 1