:: 27/ago/2021 . 19:04
DETRAN-BA AMPLIA MONITORAMENTO PARA EVITAR FRAUDES NOS EXAMES DE HABILITAÇÃO
Candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação ou à renovação da CNH seguem um ritual de identificação estabelecido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para evitar fraudes durante a realização dos exames práticos.
No local da prova, o candidato deve se identificar aos servidores que, respeitando o distanciamento, avaliam se a fotografia apresentada é compatível com o aluno. Em seguida, nova checagem por meio da biometria assegura ao órgão a autenticidade do documento apresentado no início do processo para a retirada da CNH. A conferência somente é concluída após a apresentação do documento, mais uma vez, antes do embarque do candidato no carro ou motocicleta, para a realização da prova.
Nesta semana, dois homens tentaram fraudar o exame para a categoria A (moto), no pátio da sede do órgão, em Salvador. Um deles se passava pelo verdadeiro candidato, porém a tentativa foi descoberta durante a biometria. Os dois foram encaminhados à Central de Flagrantes, autuados por falsidade ideológica e utilização de falsa identidade (artigos 307 e 299) do Código Penal.
Risco que não vale a pena, conforme aconselha o coordenador da Banca Examinadora do Detran-BA, capitão Ricardo Anunciação. “É mais fácil aprender a dirigir e aplicar as regras do Código de Trânsito Brasileiro, ao invés de estudar maneiras ilícitas para conseguir a habilitação, se arriscando para burlar o acompanhamento rigoroso dos examinadores. Responder a processo e macular o seu nome não tem preço. Todas as etapas são monitoradas e certamente a artimanha não vai passar”, enfatiza. ( RG )
RK
BAHIA CONFIRMA VARIANTE INDIANA E SUL-AFRICANA DA COVID-19 E PROPÕE ANTECIPAÇÃO DA 3ª DOSE EM 281 MUNICÍPIOS
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou nesta quinta-feira (26), por meio de sequenciamento genético, três amostras da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) no estado. O governador Rui Costa se reuniu com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e propôs o início imediato da terceira dose em todos os municípios que já alcançaram a faixa etária de 18 anos. A medida será pauta da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) prevista para esta sexta-feira (27), que é uma instância deliberativa do SUS que reúne representantes dos 417 municípios.
De acordo com a secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, “281 municípios se enquadram nesta característica, sendo que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca”, afirma. A dose de reforço está estimada para um público superior a 950 mil baianos e a ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses.
Como medida de contenção, a Sesab fará ainda o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes. Todos os pacientes internados nas UTIs com Covid-19 terão amostras colhidas e sequenciadas para identificação do tipo da variante. “É preciso que os municípios acelerem a vacinação para impedir o avanço de novas cepas, bem como manter o distanciamento social, higienizar frequentemente as mãos e continuar usando máscara”, ressalta Tereza Paim. ( RG )
RK
ESTUDO IDENTIFICA QUE HOMENS SÃO OS PRINCIPAIS TRANSMISSORES DO VÍRUS DA COVID-19
Um levantamento epidemiológico com 1.744 casais brasileiros levou cientistas a identificarem que os homens são os principais transmissores do coronavírus. Eles também são mais susceptíveis a apresentar quadros graves de Covid-19 e a morrer em decorrência da doença. A constatação foi feita em um estudo do Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco.
Os resultados do trabalho foram divulgados na plataforma medRxiv, em artigo ainda sem revisão por pares. As informações foram publicadas em reportagem da Agência Fapesp.
Os pesquisadores do Centro publicaram estudo na revista Diagnostics no início de agosto com base em um exame de detecção do Sars-CoV-2 pela saliva. De acordo com a reportagem da Fapesp, a pesquisa mostrou que os homens apresentam carga do vírus no fluido cerca de dez vezes maior do que mulheres, particularmente até os 48 anos de idade. Essa diferença de carga viral não foi detectada em testes com amostras nasofaríngeas, apontaram os autores do estudo, coordenado pela professora Maria Rita Passos-Bueno. (BN )
RK
SEIS HOMENS SÃO PRESOS EM OPERAÇÃO DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM VITÓRIA DA CONQUISTA
Seis homens suspeitos de crimes violentos contra mulheres foram presos, nesta sexta-feira (27), em Vitória da Conquista. Além dos mandados de prisão, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do município baiano também cumpriu dez mandados de busca e apreensão. As ações fazem parte de uma operação referente ao mês de conscientização Agosto Lilás da Polícia Civil da Bahia.
Segundo a PC, os alvos da operação são suspeitos de crimes que vão de agressões físicas a estupros. Alguns, ex-companheiros, já tinham determinação de prisão preventiva em aberto e outros de definitiva, após condenação.
A delegada titular da Deam da cidade, Gabriela Garrido, informou que as seis prisões são parte de de um total de oito mandados de prisão, todos recentes. A operação foi deflagrada no início do mês, com uma grande divulgação e encerrou nesta sexta. “A visibilidade da campanha foi enorme. Isso ajudou a aumentar o número de registros de denúncias, o que é muito importante para o trabalho da Deam”, disse. (M1)
RK
BANCO CENTRAL ESTABELECE LIMITE DE R$ 1 MIL PARA TRANSFERÊNCIAS NOTURNAS NO PIX
O Banco Central anunciou nesta sexta-feira (27) um conjunto de medidas para tornar o uso do PIX mais seguro. Entre as mudanças, está o estabelecimento de um limite de R$ 1 mil para transferências realizadas entre pessoas físicas no período noturno a fim de evitar roubos.
O PIX é um mecanismo de transferência de recursos que opera em tempo real, 24 horas por dias. O sistema tem sido utilizado por criminosos para a prática de fraudes.
Instituições financeiras pressionaram o Banco Central por mudanças que garantissem uma segurança maior do sistema.
“[As] medidas se concentram, principalmente, na segurança desses meios de pagamento contra crimes perpetrados por bandidos impondo coação a vida humana, por exemplo, sequestros relâmpagos ou roubos e fraudes em meios de pagamentos eletrônicos, que é um problema social e grave igualmente”, disse o diretor da Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello. ( M1)
RK
SISTEMAS DO BANCO DO BRASIL REGISTRAM INSTABILIDADE NESTA SEXTA-FEIRA
Os sistemas do Banco do Brasil ficaram fora do ar nesta sexta-feira (27). O problema chegou a afetar, além do uso de cartões, as ações nos aplicativo e site da instituição, como pagamentos digitais.
Ao portal UOL, o banco confirmou a instabilidade. “O BB confirma inconsistência em seus sistemas na tarde desta sexta-feira, 27, e trabalha para restabelecer a normalidade”, diz o comunicado.
RK
- 1