O oligarca russo Roman Abramovich, que ainda é dono do Chelsea, da Inglaterra, pode ter sido envenenado depois de uma reunião no início deste mês, em Kiev. A informação foi confirmada pelo jornal “The Wall Street Journal”, nesta segunda-feira (28). A ação pode ter relação com representantes da linha-dura de Moscou, que querem sabotar as negociações para acabar com a guerra em andamento na Ucrânia. Conforme a publicação, Abramovich, apresentou sintomas que incluem olhos vermelhos, lacrimejamento constante e doloroso, além de descamação da pele do rosto e das mãos.

Roman Abramovich foi apontado entre os bilionários russos apoiadores do presidente russo Vladimir Putin e, por isso, o oligarca sofre sérias sanções. Por estes motivos, Abramovich está impedido de entrar no Reino Unido e fazer movimentações financeiras, o que tem interfido muito na vida econômica do e esportiva do Chelsea.

Apesar das acusações, Abramovich sempre negou ter relações com Putin e se colocou como uma presença constante nas negociações de paz que estão sendo realizadas frequentemente. Alguns grupos ligados à Rússia não são favoráveis ao final do conflito e tentam, de todas as formas, sabotar os encontros de paz.

Apesar da preocupação, Abramovich e os outros negociadores ucranianos não correm grandes riscos. Além disso, a condição clínica de todos teria melhorado desde o suposto envenenamento.