Está oficialmente aberta a temporada de São João na rede municipal de educação. E o começo não poderia ser mais bonito e animado. Na creche Diva de Paula, os festejos juninos começaram cheios de forró, comidas típicas e muito encanto. Alunos de 0 a 3 anos tiveram os primeiros contatos com a cultura, as tradições e toda a simbologia e alegria da festa.

“O Brasil é um país marcado pela tradição das festas populares. Além de ser uma atividade lúdica,  a festa junina pode ser utilizada como elemento pedagógico e trabalhada pelas escolas como fonte de disseminação de conhecimento. Nela a gente pode encontrar importantes elementos históricos, religiosos e culturais que engrandecem a formação do aluno”, disse o secretário de educação, Fábio Viana, ao participar da primeira festa da rede municipal.

Também presente na festa realizada na creche, o prefeito Rodrigo Hagge falou sobre o prazer de reviver o momento. “Durante a pandemia, a educação foi duramente atingida. Além do déficit pedagógico, os nossos alunos perderam muito em socialização. Há dois anos nós não vivemos o prazer de celebrarmos as nossas tradições. E ver esses pequenos reunidos, novamente, festejando junto, é uma alegria e uma sensação de recomeço verdadeiro. Nos dá ânimo para trabalhar mais e melhor para superar o que, com fé em Deus, já passou”, afirmou o prefeito.

Forró da IPAM

Na Ipam – Instituto de Proteção e Amparo ao Menor, a terça-feira também foi dia de festa junina. Quadrilha, jogos e comidas típicas movimentaram o dia dos jovens acolhidos pela instituição.

Durante as apresentações, a coordenadora, Elita Monteiro, agradeceu ao apoio oferecido pela prefeitura para manutenção da Ipam.

“Não é a Ipam que deve agradecer ao município, mas o município que deve ser grato por todo o trabalho desempenhado há tantos anos pela instituição. A gente sabe que o trabalho com educação pública precisa ir muito além da sala de aula e a Ipam realiza uma importante função com essa parceria”, afirmou o secretário, Fábio Viana.