sebrae
banner-130
engen22
mineraz
julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: 14/jul/2025 . 22:33

ÚNICA MULHER NO BARALHO DO CRIME DA BAHIA ESTÁ FORAGIDA HÁ 6 ANOS

Há seis anos, agentes das forças de segurança da Bahia tentam localizar e prender Edivania Pereira de Morais. Vaninha, como também é conhecida, é a única mulher a figurar no ‘Baralho do Crime’ da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/ BA) dentre os 52 criminosos mais procurados do estado.

Na ferramenta, que auxilia as polícias baianas nas buscas por foragidos, a suspeita ocupa o nipe Oito de Paus, desde junho de 2019. Vaninha é apontada como mandante da morte da professora Élida Márcia de Oliveira, de 32 anos, em 20 de fevereiro daquele ano, na cidade de Juazeiro, no extremo norte do estado.

Segundo o delegado Flávio Martins, titular da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/ Juazeiro), os investigadores nunca deixaram de procurá-la e, inclusive, apura todas as informações sobre possíveis paradeiros dela. A mulher está com mandado de prisão preventiva em aberto.

RK

INSTALAÇÃO DE NOVA FÁBRICA DA MONDIAL NA BAHIA VAI GERAR 1.400 EMPREGOS DIRETOS

O município de Cruz das Almas acaba de consolidar uma das maiores conquistas econômicas de sua história: a instalação de uma nova unidade industrial do Grupo MK, detentor das marcas Mondial e AIWA. O anúncio foi confirmado após a assinatura do protocolo de intenções entre a prefeitura da cidade e o grupo empresarial, representado pelos cofundadores Giovanni M. Cardoso e Alberto Baggianni, durante viagem do prefeito de Cruz das Almas e comitiva à São Paulo, na sede administrativa da fábrica. O investimento inicial previsto é de R$ 45,7 milhões e a previsão é de geração de até 1.400 empregos diretos ao longo das etapas do projeto.

A nova fábrica será construída no DICA 2, em uma área de 200 mil m² cedida pelo município, localizada estrategicamente às margens da BR-101. A obras estão previstas para iniciarem entre outubro e novembro deste ano e a previsão é que a primeira fase seja concluída até o fim de 2026, com foco inicial na produção de fornos elétricos e climatizadores. Esta será a segunda fábrica da Mondial na Bahia. O grupo já possui uma unidade em Conceição do Jacuípe, que é responsável por empregar quase 5 mil colaboradores e é responsável pela produção de diversos produtos da marca. A empresa também está expandindo suas operações com um novo centro de distribuição na mesma cidade.

Para o prefeito Ednaldo Ribeiro, a chegada da Mondial simboliza um novo tempo para Cruz das Almas. “A chegada da Mondial representa um marco histórico para Cruz das Almas. É um passo gigante rumo ao desenvolvimento econômico do nosso município. Estamos falando da geração de empregos, de mais renda circulando na cidade, de oportunidades reais para os nossos jovens e para quem sempre sonhou com um trabalho digno, perto de casa”, afirmou o prefeito.

Além da cessão do terreno, a Prefeitura também garantiu isenção de IPTU sobre a área urbana destinada ao projeto, como forma de atrair o investimento e impulsionar o desenvolvimento da região. O presidente da Câmara Municipal, vereador Euricles Neto, também celebrou o momento: “A Mondial escolheu Cruz porque confia no nosso trabalho, na nossa organização e no nosso compromisso com o crescimento da cidade. É o resultado de muito trabalho, planejamento e diálogo com o setor privado. É uma conquista que vai transformar vidas”, destacou.

A escolha de Cruz das Almas se deu após estudos realizados pelo Grupo MK, que apontaram a cidade como local ideal para expansão de sua atuação, considerando a localização estratégica, infraestrutura disponível e mão de obra qualificada. O novo investimento reforça o protagonismo de Cruz das Almas na atração de grandes empresas e impulsiona a expectativa de novos negócios, fortalecendo o desenvolvimento sustentável e ampliando a visibilidade do município no cenário estadual e nacional.

RK

LULA ASSINA DECRETO QUE REGULAMENTA LEI DA RECIPROCIDADE ECONÔMICA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (14) o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade, que permitirá ao Brasil adotar medidas em resposta à taxação de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, já havia dito mais cedo que o decreto estava pronto e sairá no Diário Oficial da União desta terça-feira (15).

A lei é de abril, e a assinatura ocorre após o anúncio de Trump de sobretaxar as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto.

“O decreto não cita país, como a lei não cita. A lei autoriza o Executivo a adotar medidas de proteção do país quando medidas extemporâneas e extraordinárias forem adotadas de forma unilateral por outros países”, disse o ministro.

RK

QUAIS SÃO AS FORTUNAS DAS FAMÍLIAS MAIS PODEROSAS DO NORDESTE?

O cenário político Brasileiro se assemelha a uma novela e em cada capítulo uma região se destaca. Especificamente, sobre o Nordeste, fica claro que os protagonistas dessa trama são sempre os mesmo. Em 2018, 2% dos deputados da Câmara e 73% dos senadores vinham de oligarquias familiares, que junto somam um patrimonio quase bilionário.

Algumas dessas famílias se destacam por possuírem um grande poder político à nível nacional.

Contudo, no momento não é possível mencionar todas as dinastias políticas que são mais presentes em cidades pequenas, onde comumente a mesma família chefia a política por gerações.

Família Ferreira Gomes 

A família Ferreira Gomes é uma das mais poderosas do Ceará, com forte influência no Estado. Um dos nomes mais lembrados da família é o de Ciro Gomes, candidato à Presidência da República por quatro vezes.

Família Dino

A família Dino descende de Francisco Patajó, ex-presidente da Câmara do Amazonas no século XIX e detentor de terras no estado. Desde então, a família ocupou cargos como juiz, desembargador, subprocurador e, como destaque no atual governo, o ex-governador do Maranhão e atual ministro do STF, Flávio Dino.

-Família Cunha Lima

Os Cunha Lima são uma das famílias mais influentes da Paraíba, especialmente em Campina Grande, segunda maior cidade do estado. O membro mais conhecido da família foi Ronaldo Cunha Lima, lembrado por sua oratória e por ter baleado um adversário político em 1993 — sem ter sido preso pelo ato.

-Família Calheiros

A família Calheiros surgiu de pequenos proprietários de terras em Alagoas. Atualmente, o clã exerce influência em todo o estado. A trajetória política teve início quando Renan Calheiros se tornou aliado do ex-governador Divaldo Suruagy. Os membros da família ocuparam cargos como prefeito, deputado federal, deputado estadual e presidente do Senado.

Família Magalhães 

A tradição política da família começou com Francisco Peixoto de Magalhães, eleito deputado nacional constituinte (equivalente a deputado federal) em 1933. Seu filho, Antônio Carlos Magalhães (ACM), foi governador da Bahia e presidente do Senado. Outro filho, Ângelo Magalhães, também teve carreira política, como deputado federal.

Os netos seguiram o mesmo caminho. Paulo Magalhães, filho de Ângelo, é ex-deputado federal. Luís Eduardo Magalhães, filho de ACM, foi deputado estadual, deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados. Também filho de ACM, ACM Júnior foi senador e é pai de ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador e ex-deputado federal — este último segue sendo uma figura de destaque no noticiário político até os dias de hoje.(BPMONEY)

RK

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia