:: ago/2025
BOMBEAMENTO DE ÁGUA PARA AS VILAS OPERANDO COM 100% DA SUA CAPACIDADE
Equipes técnicas do SAAE de Itapetinga atuaram na casa de bombas da Vila Riachão, das 10h às 17h desta sexta-feira (15/08/2025), realizando a manutenção dos rotores de um dos conjuntos de motobombas responsáveis pelo abastecimento de água das vilas e residenciais.
Durante o serviço, o sistema operou com 60% da capacidade, reduzindo temporariamente o volume de água distribuído para essas localidades.
A intervenção foi necessária para assegurar que o rotor funcione com máxima eficiência, garantindo melhor desempenho da bomba, com maior vazão e pressão da água.
Desde as 17h30, o conjunto de motobombas voltou a operar em plena capacidade, restabelecendo 100% do abastecimento.
O SAAE destaca o empenho e a dedicação de seus profissionais em todas as etapas do serviço — desde a desmontagem, retirada de resíduos sólidos e substituição de peças, até a retomada do funcionamento do equipamento.
No SAAE de Itapetinga, o trabalho bem feito não para.
RK
PAULA PALES COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DOS FILHOS, ANTÔNIO E ISADORA, DE TODA FAMÍLIA PALES, AMIGOS E COLEGAS DE TRABALHO.
Hoje é um dia especial para você, hoje você comemora mais um ano de vida, mais um ano de existência e de experiências. Hoje, as luzes do céu e as bênçãos do Senhor recaem sobre você. É dia de reafirmar a sua missão, a sua fé e o seu compromisso com a vida e com o bem.

Os seus familiares e amigos enviam para você energias e pensamentos positivos. Há boas vibrações para você, há luz e amor ao seu redor. Aproveite este momento mágico da vida e peça a Deus proteção, peça a Deus para lhe guiar e tomar conta dos seus caminhos, peça a Deus para segurar na sua mão enquanto você escreve a sua história. Agradecemos por tudo o que você já viveu.

Aproveite o dia de hoje, viva-o com entusiasmo, alegria e humildade. Você é especial aos olhos de Deus e aos olhos de todos aqueles que lhe amam. Que Deus derrame o seu amor sobre você.

Parabéns e muitas felicidades, Paula!
FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA EM AÇÃO
Nesta semana, o gerente Administrativo das Santas Casas de Jequié e Itapetinga, Alexandre Iossef participou do 33º Congresso das Santas Casas, em Brasília, onde as pautas do setor filantrópico foram amplamente debatidas. Ontem também ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Santa Casa de Jequié, o Hospital Cristo Redentor (Itapetinga) e a Santa Casa Portuguesa do Peso da Régua. Essa parceria une Brasil e Portugal, criando oportunidades de intercâmbio e projetos para fortalecer a saúde filantrópica e ampliar o cuidado a quem mais precisa. Com a presença de lideranças como o deputado federal Antonio Brito, do presidente da CMB, Mirocles Veras, do presidente da União das Santas Casas Portuguesas, Manuel de Lemos e representantes da Federação das Santas Casas da Bahia, o compromisso segue firme na missão de oferecer uma saúde mais humana e efetiva para a população!
RK
XI JINPING REFORÇA PARCERIA ESTRATÉGICA COM LULA E DESTACA COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E CHINA
Em conversa telefônica realizada na manhã desta terça-feira (12), horário de Pequim, o presidente da China, Xi Jinping, afirmou ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva que “a China está pronta para trabalhar com o Brasil para estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global”. A informação consta em relatos divulgados pelos governos dos dois países.
Segundo o comunicado chinês, Xi destacou o apoio à defesa da soberania nacional do Brasil e a importância da luta conjunta contra o unilateralismo e o protecionismo, sem mencionar diretamente a escalada tarifária americana que atinge principalmente os países do Brics, grupo do qual ambos fazem parte.
Na interlocução, os presidentes também abordaram a agenda do Brics e oportunidades de negócios, destacando o alinhamento estratégico e a cooperação bilateral em projetos importantes, como a Iniciativa Cinturão e Rota da China e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Brasil.
Xi ressaltou que “as relações entre China e Brasil estão em seu melhor momento na história”, apontando para uma “comunidade sino-brasileira com futuro compartilhado” e o potencial para “resultados mutuamente benéficos”.
RK
ITAPETINGA: CARRO E MOTO COLIDEM NA BA-263 PRÓXIMO AO MONTE DAS ORAÇÕES
Na tarde desta segunda (11), por volta de 15h30, um grave acidente automobilístico, foi registrado na BA-263 nas proximidades do Monte das Orações.
Segundo as primeiras informações, após a colisão, o motociclista de 44 anos, foi socorrido por uma Equipe do SAMU 192 e encaminhado ao Hospital Cristo Redentor com fortes dores na lombar e escoriações. (@taraguaobarreira)
RK
MÃE DEIXA BEBÊ DE 8 MESES COM FILHA DE 5 ANOS PARA IR A BAILE FUNK; CRIANÇA MORRE
Uma bebê de apenas oito meses morreu, na noite do último sábado (9), após ser deixada em casa sob cuidados da irmã de cinco anos. A mãe das crianças, que havia ido para um baile funk, foi presa por abandono de incapaz seguido de morte. O caso aconteceu no bairro Jardim Novo, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro
As investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro apontaram que a mulher saiu de casa na noite do sábado para uma festa e deixou as duas crianças em casa sozinhas. Ao retornar para a residência, pela manhã, a bebê de oito meses estava com sinais de sufocamento. Ela foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, mas chegou ao local sem vida
Equipes da Polícia Militar e 34ª Delegacia Policial de Bangu foram até a residência da família e constataram uma “situação insalubre e sem condições para crianças”. Os policiais relataram ter encontrado paredes sujas, roupas rasgadas e espaço sem segurança para menores de idade. Os policiais também ouviram testemunhas que confirmaram que a mulher abandonava constantemente as filhas sozinhas em casa para sair.
Segundo informações, ela havia deixado uma mamadeira pronta para que a criança mais velha, de cinco anos, alimentasse a mais nova, de oito meses. A suspeita é que a neném tenha engasgado com o alimento.
De acordo com a Polícia Civil, a filha mais velha foi levada ao Conselho Tutelar. A mulher foi presa em flagrante por abandono de incapaz seguido de morte e foi encaminhada para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.
RK
INSS: R$ 1 BI JÁ FORAM DEVOLVIDOS A QUEM TEVE DESCONTOS ILEGAIS
O Governo Federal já devolveu mais de R$ 1 bilhão a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em benefícios do INSS.

Ao todo, 1,6 milhão de pessoas já receberam o pagamento, feito de forma integral e com correção pela inflação, direto na conta do segurado.
Quem ainda não aderiu ao acordo pode fazer o pedido pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente em uma agência dos Correios.
O procedimento é gratuito, simples e não exige envio de documentos.
Podem participar beneficiários que sofreram descontos entre março de 2020 e março de 2025, inclusive quem já entrou na Justiça, desde que ainda não tenha recebido os valores.
A contestação pode ser feita até 14 de novembro deste ano, mas a adesão vai continuar disponível mesmo depois desse prazo.
RK
JERÔNIMO PEDE AUTORIZAÇÃO PARA MAIS UM EMPRÉSTIMO BILIONÁRIO, DESSA VEZ EM IENES JAPONESES
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou um novo Projeto de Lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com o pedido de autorização para a contratação de um novo empréstimo, só que dessa vez na moeda japonesa. O CORREIO teve acesso ao documento enviado a Alba pelo executivo do estado.
O valor solicitado é de 122,5 bilhões de ienes japoneses, o que equivale a cerca de R$ 4,5 bilhões. O petista pretende fazer a contratação junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com garantia da União.
Na solicitação enviada, há o pedido de que o texto seja apreciado em regime de urgência. Isso significa que, se aprovada, a requisição terá o trâmite acelerado.
O governador justificou que os recursos vão ser destinados à “melhoria do perfil de endividamento do estado” com a substituição de parte da dívida atual por outra com “condições mais favoráveis, com menor custo e maior prazo”.
Número só cresce
Esse é o 19º pedido de empréstimo feito pelo governador em cerca de dois anos e oito meses de mandato. Somando o novo pedido, apresentado agora, Jerônimo já solicitou autorização para contratação de aproximadamente R$ 23 bilhões.
Em abril, o governador fez o 18º pedido de autorização para a contratação de empréstimo. Na ocasião, o valor foi de R$ 4,5 bilhões, em duas contratações. No mês seguinte, as operações de crédito foram aprovadas pela Alba.(Correios)
RK



































