aAção civil pública pediu que a justiça proíba publicidade abusiva que discrimine o gênero feminino ou profissionais da saúde.

A PLB Consultoria Empresarial, também denominada Platinum Salvador, foi acionada judicialmente por ter organizado festa erótica sob o tema “enfermeiras”. Uma ação civil pública solicitada pelo Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Joseane Suzart, pediu que a justiça proíba publicidade abusiva que discrimine o gênero feminino ou profissionais de saúde.

Em 2018, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) recebeu diversas manifestações, através da Ouvidoria do site, de profissionais indignados com o anúncio veiculado pela empresa em redes sociais. A propaganda convidava o público para uma festa que comemoraria o dia do médico. Na imagem, aparecia uma mulher vestida com traje e expressão sexualizada, pretendendo aludir ao estereótipo de uma enfermeira.

Joseane Suzart pediu ainda que a justiça determine que a empresa apresente autorização para uso de som, comprove o controle de materiais e equipamentos como extintores de incêndio, mostre a relação e certificação de brigadistas e apresente o alvará de saúde, reparando as deficiências observadas pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon).

Fonte: VN