21 de agosto de 2024, entrou para história como o dia que Itapetinga contemplou a realidade de um sonho tão almejado, que para muitos era loucura, para outros, impossível, mas o fato real é que o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) apesar de muito jovem, é visionário e acreditou no potencial dessa terra, dessa gente.

Com investimentos na ordem de 10 (dez) milhões de reais, a prefeitura tirou o sonho do papel e decidiu colocá-lo em prática mesmo sabendo que a tarefa seria árdua, difícil e ao mesmo tempo, enfrentaria muitas adversidades. Em abril de 2023, com o fechamento do Pronto Socorro do Hospital Cristo Redentor (administrado pela Fundação José Silveira), o prefeito Rodrigo Hagge não mediu esforços para assistir à população na área de urgência e emergência, ampliando o atendimento da UPA e ao mesmo tempo, ingressou na justiça, pedindo a reabertura do Pronto Socorro, o que foi prontamente atendido e a Fundação José Silveira reabriu o PS.

Por entender que o município não poderia ficar refém de um hospital, o prefeito sentou com sua equipe e discutiu o projeto de um Hospital Materno Infantil, sonho de sua mãe Virgínia Hagge que foi vereadora e deputada, mulher com inúmeros serviços prestados à comunidade. Rodrigo Hagge, Rosânia Rabelo e equipe técnica visitaram as instalações inacabadas do antigo Hospital Santa Maria que estava com embargo na justiça.

Corajosamente, o prefeito depois de ouvir o jurídico da prefeitura, fez uma requisição administrativa das instalações do antigo Hospital Santa Maria, e com a decisão judicial favorável, começou a executar o projeto de um novo hospital que aos poucos foi tomando forma. O prefeito ao se pronunciar na solenidade de inauguração do HVH deu uma importante notícia à população, afirmando que já tem legalidade sobre o prédio do hospital e da policlínica, pois já efetuou depósito judicial na ordem de 2 milhões de reais com o julgamento final da setença de posse do equipamento.

Em pouco menos de um ano e meio, o que era um sonho quase impossível, tornou-se realidade visível e palpável, enfim, o município agora conta com um Hospital Materno Infantil que atenderá as demandas da população local e também os municípios da microrregião. A solenidade de inauguração ficou marcada com a emoção das autoridades presentes, o sentimento de dever cumprido, gratidão a Deus, pois apostaram na cidade, no povo e no progresso de Itapetinga.

A solenidade contou a brilhante apresentação do Coral da PIBI – (Primeira Igreja Batista de Itapetinga), Pastor Neilton Ferreira Ramos da PIBI, o padre Nailson Gonçalves dos Santos (Paróquia São José), o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, deputado estadual Pedro Tavares, os avós do prefeito, Sr. Michel Hagge e Sra. Iracema, a secretária de Saúde, Rosânia Rabelo, o diretor administrativo e financeiro da secretaria de Saúde, Sr. Juarez Teixeira, a diretora do Hospital Virgínia Hagge, Milena Orrico, secretário de infraestrutura e serviços públicos, Gustavo David, coordenadora da Policlínica Municipal, Aline Dutra, demais secretários do município, profissionais de saúde, funcionários dos dois equipamentos, autoridades, lideranças e a população em geral.

Rosânia Rabelo – Secretária Municipal de Saúde de Itapetinga, muito emocionada, agradeceu a Deus, ao prefeito Rodrigo Hagge pela confiança, por ouvi-la acerca do projeto audacioso chamado Hospital Materno Infantil Virgínia Hagge. Rosânia com 30 anos de saúde pública, tem muito amor pelo faz, a qual teve passagem na pasta da saúde de Itapetinga em 2005 na gestão do ex-prefeito Michel Hagge e retornou à Itapetinga em 2023 para comandar a pasta na gestão do prefeito Rodrigo Hagge, um gestor de coragem e muito visionário, que não tem medido esforços em investir na saúde, na qualidade de vida da população.

“A comunidade está recebendo dois equipamentos de saúde com a qualidade da marca da gestão RH (Rodrigo Hagge), com padrão de excelência, projetos planejados e executados com muito amor e dedicação em tempo muito curto, pois em menos de um ano e meio concluímos a obra que até então era um sonho quase impossível, mas hoje, Itapetinga contempla a realidade do nosso hospital municipal”, enfatizou Rosânia Rabelo. ( Itapetinga na Mídia )

RK