'As pesquisas no primeiro turno foram um fiasco', avalia Anastasia (Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Coordenador em Minas da campanha do candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, o senador eleito Antonio Anastasia (PSDB) acredita que o tucano vencerá a disputa neste domingo. “As pesquisas no primeiro turno foram um fiasco em termos de confiabilidade. Então há dúvida quanto às pesquisas. O meu sentimento é que a eleição é cabeça a cabeça”, diz ele. Para Anastasia, a candidatura de Aécio conseguiu algo que não se viu em nenhuma outra disputa pelo PSDB nos últimos 20 anos: “Percebemos essa onda de repúdio ao PT, de exaustão ao modelo petista que se disseminou pelo Brasil afora. Isso é muito positivo para a democracia e positivo também para mostrar que não existe no Brasil, como eles querem, o monopólio do lado certo, ao contrário, temos milhões de militantes nas ruas pela primeira vez”.

O país deverá sair bem dividido nas urnas. Nunca se viu uma disputa tão acirrada. Ganhe quem ganhar, deverá ser uma distância pequena. Isso dará legitimidade para reformas profundas?
No caso do Aécio dará sim, porque, se eleito, a primeira coisa que ele vai sepultar é esse discurso abusivo do PT do “nós contra eles”. Isso não existe. O PT cria isso com objetivo de dividir o país. Aquela teoria maquiavélica antiga de dividir para governar. Isso é um absurdo. Então, ele, pela capacidade de consenso que tem, fará duas reformas hemorrágicas fundamentais. A política e a tributária. E ele sempre defende a tese de que essas reformas, por sua dimensão e envergadura, têm de ser apresentadas e discutidas no início do governo, quando tem mais capacidade de articulação. Ele é um hábil negociador congressual.