A aparição de uma onça sussuarana dentro de um sítio, às margens da Barragem de Anagé, que fica a 60 quilômetros de Vitória da Conquista, gerou uma grande tensão entre os moradores e alguns sitiantes.
Alegando medo, e temendo perder animais domésticos e de criação, alguns chegaram a comentar nas redes sociais que iriam se armar para “espantar” outros prováveis invasores que viessem a surgir nas redondezas.tomou o susto e pânico com o que viu na manhã deste sábado (6).
O Ministério Público do estado, por meio da Promotoria do Meio Ambiente, deve se manifestar a respeito da situação.
A onça foi localizada por um caseiro na manhã desse sábado (6) “Ele chegou às seis horas da manhã e encontrou essa fera lá”, contou o proprietário do sítio, identificado por Gibran de Matos Anastácio.
Um grupo do INEMA [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], Polícia Militar e Corpo de Bombeiros isolou a área até a chegada de um profissional habilitado, com um dardo tranquilizante para imobilizar a onça e devolver ao seu habitat.
Antes, a sussuarana foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para avaliação do seu estado de saúde.
Um grupo composto por figuras como Christy Walton, herdeira do Walmart, o investidor em criptomoedas Michael Novogratz e Abigail Disney, herdeira da fortuna da Walt Disney Company, enviou uma carta à Casa Branca solicitando que Joe Biden encerre sua campanha de reeleição.
Antes apoiadores do atual presidente dos Estados Unidos, esses bilionários se uniram ao crescente coro que pede que Biden se afaste da disputa pela presidência, que ocorrerá em novembro.
Christy Walton, a 10ª mulher mais rica dos EUA, e Michael Novogratz, CEO da empresa de criptomoedas Galaxy Digital (avaliada em US$ 5 bilhões ou R$ 27,3 bilhões na cotação atual), estão entre os 168 signatários da carta. Eles pedem que Biden “passe o bastão da liderança para a próxima geração de líderes democratas, encerrando sua campanha de reeleição”, conforme relatado pela Bloomberg.
A carta foi organizada pelo grupo Leadership Now Project e entregue a altos funcionários da Casa Branca na sexta-feira (5), segundo uma fonte anônima citada pelo Washington Post.
Para “prevenir as ameaças representadas por um segundo mandato de Donald Trump”, o grupo Leadership Now Project faz um apelo a Biden para que ele siga o exemplo de George Washington e “consolide seu legado passando o bastão”. Abigail Disney, neta de Roy O. Disney e herdeira da fortuna da Walt Disney Company, anunciou na quinta-feira (4) que planeja suspender as doações para o Partido Democrata até que Joe Biden desista de disputar a reeleição.
Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.
Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir!
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidade, Catroca!
Um caminhão-tanque explodiu na BR-010, no Pará, e deixou pelos menos seis pessoas feridas nesta quarta-feira (3/7), entre elas integrantes de uma equipe do SBT que trabalhava na cobertura do acidente.
O caso aconteceu na rodovia entre os municípios de Paragominas e Ulianópolis. Imagens gravadas por pessoas que passavam pelo local mostram o veículo, que transportava gás, em chamas e explodindo.
Três dos feridos são jornalistas do SBT, que foram socorridos para a Unidade de Pronto Socorro (UPA) de Paragominas. Eles tiveram queimaduras de segunda grau, mas estão foram de perigo.
Os outros feridos são bombeiros militares, que tentavam apagar o fogo do veículo antes da explosão. Por estarem usando roupas especiais e equipamentos de proteção, eles tiveram apenas queimaduras de primeiro grau, mesmo estando mais próximos da explosão.
Após a explosão, o caminhão-tanque ficou completamente destruído. Ninguém morreu no acidente.
O governo federal vai cortar R$ 29,5 bilhões em despesas obrigatórias para cumprir a meta de déficit zero em 2024 e seguir o arcabouço fiscal. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (3) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto, depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Haddad, Lula determinou que o arcabouço fiscal seja seguido “à risca”.
“Não há discussão a esse respeito”, completou o ministro, ao lado dos colegas Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Esther Dweck (Gestão e Inovações nos Serviços Públicos), que também participaram do encontro com o presidente. Mais cedo, Lula declarou que responsabilidade fiscal é um compromisso do Executivo.
“A determinação é que o arcabouço seja preservado a todo custo, o que significa dizer que, no relatório que vai ser apresentado em 22 de julho, que a Receita [Federal] está terminando de fazer a compilação do semestre, pode significar algum contingenciamento e algum bloqueio, que serão suficientes para que o arcabouço seja cumprido. Isso está definido”, explicou Haddad.
O ministro afirmou que o valor a ser bloqueado é fruto de um “pente-fino” feito pelo Executivo em programas sociais e no orçamento dos ministérios. O corte será para o ano que vem, mas é possível que parte do contingenciamento seja adiantada para 2024. “Algumas dessas medidas do orçamento de 2025 podem ser antecipadas, à luz do que a Receita Federal, o Tesouro Nacional e a Secretaria de Orçamento apresentarem como necessidade de bloqueio em 22 de julho”, destacou.
Os R$ 29,5 bilhões que serão bloqueados vêm sendo calculados desde março e serão suficientes para que o Executivo cumpra o arcabouço fiscal neste ano, como informou o ministro da Fazenda. O valor pode ser ainda maior — a pasta espera concluir os cálculos nos próximos dias.
“Vamos ter a ordem de grandeza disso nos próximos dias, assim que a Receita finalizar seu trabalho, mas já estamos operacionalizando aquilo que será, provavelmente, demanda dos ministérios de despesas obrigatórias, para zerar essa conta e cumprir o arcabouço”, completou.
Segundo Haddad, desde março deste ano, os ministérios, em parceria com as pastas de Planejamento e a Casa Civil, têm analisado as despesas obrigatórias. “Já identicamos, e o presidente autorizou levar à frente, R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias, que vão ser cortadas depois que os ministérios afetados forem comunicados”, afirmou o ministro.
Os valores já calculados foram reunidos junto às equipes dos ministérios atingidos. “Não é arbitrário”, garantiu Haddad. “São recursos levantados linha a linha no orçamento, um trabalho criterioso, com base em cadastros e leis aprovadas”, acrescentou.
Em meio às discussões sobre a revisão de gastos públicos e a alta do dólar, Lula convocou a equipe econômica do governo para reunião na noite desta quarta (3). Ao longo do dia, o presidente chamou Haddad outras duas vezes para tratar do cenário fiscal do país.
O primeiro encontro ocorreu pela manhã, no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, e não estava nas agendas de Lula e Haddad. “É um absurdo. Obviamente, a subida do dólar me preocupa, mas é uma especulação. Há um jogo de interesse especulativo contra o real. Tenho conversado com as pessoas sobre o que vamos fazer. Estou voltando quarta-feira e teremos essa reunião. Não é normal o que está acontecendo”, afirmou o presidente em entrevista a uma rádio de Salvador (BA) na terça-feira (2).
O dólar voltou a subir nesta terça-feira, chegou a bater nos R$ 5,70, mas terminou o dia vendido a R$ 5,66.
A moeda norte-americana chegou a R$ 5,70 nessa terça (2) e fechou em R$ 5,56 nesta quarta (3). O movimento do dólar é consequência de falas do petista. Recentemente, Lula criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a política monetária da instituição. O presidente sugeriu que Campos Neto tem um viés político. Além disso, o petista mencionou que o preço do dólar tem subido devido a processos de especulação financeira e sugeriu que o Banco Central investigasse essa questão.
A disparada do dólar, que começou em junho, se mantém nos primeiros dias de julho. A moeda bateu R$ 5,70 na terça-feira (2), após ter fechado, no dia anterior, a R$ 5,64, maior valor em dois anos e meio. Com isso, a alta acumulada chega a 6,43% em junho e 15,14% no primeiro semestre, o maior salto neste ano entre os países emergentes e também a mais alta variação ante o real desde 2020.
Faleceu no início da noite desta terça (02) por volta das 19h, aos 89 anos, a senhora Valdelina Cabral D’Almeida “Dona Delinha” .
Ela vinha sofrendo com problemas de esquecimento (Alzheimer), era bem acompanhada por médicos e familiares.
Muito carinhosa e sorridente, Delinha como era carinhosamente conhecida por todos, era a alegria da família.
Infelizmente ela passou mal em casa e rapidamente nos deixou.
Ela deixa a filha professora Lilian D’Almeida Prates e os netos: Daniel, Marina e Luísa.
O Corpo sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição de onde sairá o cortejo fúnebre por volta das 11h da manhã desta quarta (03), em direção ao Cemitério Bosque da Paz na Nova Itapetinga.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.
Faleceu no fim da tarde desta terça (02), por volta das 17h, aos 81 anos, o senhor José Alves Pales. O conhecido e querido Zequinha.
Segundo informações levantadas pela nossa redação, Zequinha trafegava pela rua Potiraguá no bairro Camacan nas proximidades do Abrigo Laura Carvalho, momento que se desequilibrou caiu e bateu a cabeça no meio-fio.
Um veículo da prefeitura, prestou socorro e o encaminhou ao HCR, mas infelizmente ele não resistiu e faleceu.
Ele deixa os filhos: João Gabriel, Marcos Tadeu, Carol Psicóloga e Marcelle que tá na Itália, deixa também netos.
Zequinha era uma figura muito conhecida em Itapetinga, gostava de andar pela cidade sempre a pé. Batia papo com os amigos e com frequência era visto em restaurantes da cidade.
A família ainda vai definir local do velório, horário e local do sepultamento.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.
A Bahia contabilizou 226.193 casos prováveis de dengue e 104 mortes no estado apenas em 2024, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. Em relação ao ano passado, o número representa uma alta de 571,4% quando foram notificados 33.675 casos prováveis.
Com isso, o cenário faz com que o estado ocupe o 8º lugar no total de casos prováveis, atrás do Distrito Federal (271.213), Goiás (303.742) Rio de Janeiro (579.059), Santa Catarina (353.337), Paraná (631.736), Minas Gerais (1.655.210) e São Paulo (1.946.062). Considerando o número de mortes pela doença, por sua vez, a Bahia aparece em 9º.
Segundo o 14º Informe Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que contabiliza dados até o dia 25 de junho, foram confirmados 98 óbitos desde a primeira semana epidemiológica. Ainda conforme o relatório, todos os 417 municípios do estado foram notificados para alerta da doença. Destes, 91 estão em situação de surto ou epidemia para a doença.
Entre os municípios, Vitória da Conquista, lidera com 21 mortes. Em seguida está Feira de Santana, que registrou seis mortes, depois Jacaraci (5), Encruzilhada (4), Juazeiro (4), Carinhanha (3) e Piripá (3).
Completam a lista das cidades com mortes registradas: Barra do Choça (2), Caetité (2), Itaberaba (2), Caraíbas (2), Coaraci (2), Mortugaba (2), Palmas de Monte Alto (2), Poções (2), Santo Antônio de Jesus (2), Serrinha (2), Urandi (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caatiba (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Central (1), Cândido Sales (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Ipiaú (1), Irecê (1), João Dourado (1), Jussara (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Macaúbas (1), Maracás (1), Maraú (1), Santa Maria da Vitória (1), Santo Estêvão (1), Seabra (1), Simões Filho (1), Tanque Novo (1), Teolândia (1), Várzea Nova (1) e Água Fria (1).
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.
Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28).
“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.
A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.
Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.
As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.
Acrescente epidemia de obesidade entre jovens no Brasil está causando um aumento de doenças anteriormente comuns apenas em adultos e idosos, como o diabetes. Um estudo realizado pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância) da Fiocruz, divulgado em novembro de 2023, revela que o país tem quase três vezes mais crianças de até 5 anos com excesso de peso (incluindo sobrepeso e obesidade) em comparação com a média global (14,2% no Brasil em 2022 contra 5,6% da média global no mesmo ano).
“Mudanças nos hábitos de vida e na alimentação têm levado crianças e adolescentes a desenvolverem doenças que costumavam ser vistas apenas em adultos, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, obesidade e excesso de gorduras no sangue”, alerta o médico endocrinologista Fabiano Lago, do Spa Estância do Lago, no Paraná.
Hábitos da vida moderna que podem levar ao diabetes tipo 2
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país com maior incidência de diabetes no mundo, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Além disso,1,1 milhão de crianças e adolescentes com menos de 20 anos apresentam o tipo 1 da doença, causada por problema na produção deficiente da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. No entanto, nos últimos anos, o tipo 2, considerado, por muito tempo, uma doença de adultos, já que está associada à obesidade e ao envelhecimento, tem crescido entre o público infantil e jovem de maneira alarmante.
Uma pesquisa publicada na revista Diabetes Care em 2023 indica que o Brasil está entre os 10 países com o maior número de casos de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes. “Trata-se de uma doença adquirida, muitas vezes resultado de hábitos errôneos acumulados ao longo da vida”, explica Fabiano Lago. “Uma alimentação rica em açúcar, carboidratos em excesso, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados são alguns exemplos”, destaca o endocrinologista. Além disso, os jovens estão se tornando cada vez mais sedentários, trocando interações sociais pelo uso excessivo de telas.
Uma vez estabelecida a doença, é essencial um cuidado redobrado para o controle. “O tratamento do diabetes tipo 2 pode envolver mudanças na dieta, aumento da atividade física, perda de peso e, em alguns casos, uso de medicação oral ou insulina”, orienta Lago.
Mudança de hábitos é fundamental na prevenção
Para enfrentar esse desafio e prevenir não apenas o diabetes tipo 2, mas também outras doenças associadas ao excesso de peso, é crucial uma abordagem multidisciplinar que envolva profissionais de saúde, famílias e escolas, além da sociedade em geral. “Os pais e responsáveis desempenham um papel fundamental ao estabelecerem um ambiente doméstico que promova escolhas alimentares saudáveis e a prática regular de exercícios físicos”, ressalta Vanessa Queiroz, nutricionista dos colégios da Rede Positivo. “É essencial que toda a família adote hábitos saudáveis para apoiar a criança ou adolescente com diabetes ou obesidade”, enfatiza. “Um ambiente familiar saudável facilita a adesão às mudanças necessárias e promove um estilo de vida sustentável para todos os membros da família”, reforça a especialista.
Envolver as crianças na preparação das refeições pode torná-las mais interessadas em experimentar novos alimentos. “Fazer trocas inteligentes, como substituir refrigerantes por sucos naturais ou água, e snacks industrializados por frutas e vegetais picados, preferir alimentos frescos e naturais em vez dos industrializados são estratégias que ajudam a melhorar a saúde, não apenas das crianças e dos adolescentes, mas da família como um todo”, completa Vanessa Queiroz.