sebrae
banner-130
engen22
mineraz
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: ‘Notícias’

FILA DE ESPERA DO BOLSA FAMÍLIA ATINGE RECORDE DE QUASE 700 MIL FAMÍLIAS AGUARDANDO BENEFÍCIO

O programa Bolsa Família tem registrado um aumento na fila de

espera neste ano, com quase 700 mil famílias que já tiveram os documentos aprovados, mas ainda não recebem o benefício. Em março de 2023, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou a principal vitrine social, o Bolsa Família chegou a ficar sem fila de espera. Em dezembro, esse número era de 175,9 mil famílias, agora são 689,8 mil cadastros.

Na fila estão pessoas com a documentação analisada e aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Mas por falta de dinheiro no programa, o governo não consegue pagar o benefício a todos que precisam dele. A família que está nessa situação tem que esperar eventual aumento no orçamento do programa ou a saída de algum beneficiário para entrar no lugar dele.

Neste ano a verba para o Bolsa Família é de R$ 168,6 bilhões. Isso significa que, em média, são R$ 14 bilhões por mês. O problema é que o gasto mensal do programa tem ficado acima desse valor,  mesmo deixando famílias na lista de espera. Em média, o Bolsa Família pagou por mês quase R$ 14,3 bilhões de janeiro a julho. Portanto, isso pode pressionar o orçamento no fim do ano para garantir o pagamento a quem já está no programa.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social, informou que o processo de averiguação e revisão cadastral, o chamado “pente-fino”, “tem contribuído para fazer oscilar os volumes de cancelamento [de cadastros e pagamentos], que podem ser mais expressivos em alguns meses, mas não em todos”. A pasta também disse que, após a grande ação de correção do Cadastro Único em 2023, “continua no prosseguimento da qualificação das informações neste ano”.

RK

MEGA-SENA SORTEIA PRÊMIO ACUMULADO EM R$ 43 MILHÕES NESTA QUINTA-FEIRA

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.749 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (13), com isso,  o prêmio acumulou em R$ 43 milhões. O próximo prêmio da faixa principal será sorteado nesta quinta-feira (18), no Espaço da Sorte, em São Paulo,

No último sorteio,  as dezenas sorteadas foram   08-25-27-38-43-44. A quina teve 43 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber R$ 58.239,89. Já a quadra registrou 3.843 apostas vencedoras, e cada ganhador receberá um prêmio de R$ 930,93.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h. O jogo simples, com seis dezenas, custa R$ 5.

RK

CRESCIMENTO DE TRUMP LIGA ALERTA NO GOVERNO LULA, QUE PREPARA BLINDAGEM

A possibilidade de uma vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais nos EUA, em novembro, já mobiliza o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Longe do foco, o Planalto traça cenários, busca alternativas e se prepara para ter de conviver, nos próximos anos, com o republicano na liderança da maior superpotência.

Lula já declarou que torce por uma vitória de Joe Biden. Ainda que a relação entre os dois chefes de Estado não tenha decolado, como parte da diplomacia brasileira esperava, ela foi considerada como “correta”.

Fontes no Palácio do Planalto indicaram ao UOL que, com a posse eventual de Trump, não caberá ao Brasil modificar sua política externa. Mas haverá um acompanhamento intenso sobre todos os passos que o Executivo americano tomar, sempre na expectativa de se preparar para eventuais dificuldades ou turbulências.

Pessoas próximas ao presidente Lula insistem em relatar como ele conseguiu estabelecer uma relação pragmática com o republicano George W. Bush, apesar de discordar profundamente sobre vários dos pontos da agenda internacional do americano, da guerra no Iraque e de seu posicionamento sobre Hugo Chávez.

Desta vez, porém, há uma diferença fundamental: o novo grupo faz parte de uma rede mundial que vem, na visão de políticos europeus e latino-americanos, questionando as próprias regras internacionais, os acordos e o Estado de Direito. Aliados de Trump, como Steve Bannon, têm usado programas nas redes sociais para atacar Lula, ciente de que se trata de uma peça chave entre os movimentos progressistas no mundo.

Enfraquecer o presidente brasileiro no cenário internacional, portanto, pode ser um cálculo deliberado de um eventual governo Trump.

COP30 esvaziada

Uma das preocupações do governo Lula é um possível esvaziamento da COP30, que ocorre em Belém em 2025. A Conferência do Clima da ONU seria um dos momentos de maior prestígio da política externa brasileira, mais de 30 anos depois da Eco 1992 no Rio de Janeiro.

Mas uma eventual decisão de Trump de, uma vez mais, sair do Acordo de Paris poderia minar de maneira dramática os esforços da comunidade internacional em relação ao clima e esvaziar a COP30 no país.

Não passou sem ser notado o fato de que a extrema direita anunciou a realização de seu encontro anual no Brasil — na CPAC — em Manaus em 2025. O evento promete se transformar numa provocação à agenda ambiental de Lula, eventualmente contando com presidentes como Javier Milei e até representantes de Trump em território brasileiro.

Fomento da instabilidade na América Latina

Outro aspecto que mobiliza o governo brasileiro é a eventual atuação de Trump para fomentar grupos de extrema direita pela América Latina, ampliando o que é considerado hoje já como um cenário de fragilidade e instabilidade.

Isso envolve tanto a Bolívia como países como Peru e Equador. Há ainda a preocupação em relação ao futuro das relações com o governo de Nicolas Maduro que, em 2023, chegou a um acordo de princípios com Joe Biden.

O temor da diplomacia brasileira é de que a Venezuela volte a ser um terreno de uma disputa intensa entre interesses russos, chineses e americanos. O impacto, porém, seria sentido acima de tudo no Brasil e Colômbia, com milhões de refugiados e imigrantes e o risco de um conflito armado nas fronteiras do país.

ATACADÃO DAS FRALDAS: ECONOMIA DE VERDADE

RK

SECRETÁRIA DE SAÚDE, ROSÂNIA RABELO, FALA SOBRE A POLICLÍNICA ANUNCIADA PELO GOVERNO FEDERAL.

A secretária de Saúde de Itapetinga, Rosânia Rabelo, esteve no Programa Boca do Povo Especial de Sábado na Rádio Fascinação FM 92.3, apresentado por Zé Elias Ribeiro e Bony Cordeiro, no dia 13 de julho, onde foram abordados diversos temas ligados à Saúde, inclusive sobre o anúncio feito pelo presidente Lula acerca da contemplação de uma Policlínica Regional de Saúde para Itapetinga, inauguração do Hospital Virgínia Hagge, Policlínica Municipal, entre outros assuntos.

A primeira pergunta do âncora Zé Elias foi concernente ao anúncio do presidente Lula (PT) sobre a contemplação de Itapetinga de uma unidade da Policlínica Regional de Saúde. Rosânia Rabelo não titubeou e respondeu sem nenhuma cerimônia afirmando que desde quando assumiu a pasta da Saúde em Itapetinga (2023), tem se reunido com os representantes da saúde de onze município do Médio Sudoeste, deliberado sobre a necessidade de uma Policlínica Regional dentro do território, por entender que Vitória da Conquista não comporta mais o fluxo gigantesco de serviços oferecidos aos municípios da região sudoeste na área da saúde via SUS.

De acordo com Rosânia, no ano passado o governo federal lançou o PAC da Saúde (Programa de Aceleração do Crescimento) para atender um vazio assistencial na Especializada em todo o país. Sem perder tempo, a secretária abraçou a proposta e trabalhou em conjunto com os municípios do território Médio Sudoeste para atender aos requisitos, incluindo o número de habitantes (per capita de 300 mil habitantes).

Desde a época do anúncio feito pelo então governador Rui Costa de que construiria 25 Policlínicas Regionais de Saúde na Bahia, das quais entregou 24, Itapetinga esperava ser contemplada e não foi, mesmo manifestando interesse.

No espaço do Boca do Povo Especial de Sábado, Rosânia Rabelo aproveitou para falar da inauguração do Hospital Virgínia Hagge, que de acordo com a secretária, será inaugurado no próximo mês, sem precisar o dia, pois está definindo a data com o prefeito Rodrigo Hagge (MDB). O Hospital Virgínia Hagge será um marco na saúde da mulher, não apenas para Itapetinga, mas também para os municípios do Médio Sudoeste. (Itapetinga na Mídia )

RK

CONHEÇA OS QUATRO PRESIDENTES DOS ESTADOS UNIDOS ASSASSINADOS ENQUANTO COMANDAVAM O PAÍS

Em entrevista à RECORD NEWS, o mestre em relações internacionais e cientista político Uriã Fancelli falou sobre o atentado contra Donald Trump do último sábado (13). Segundo ele, a violência já está enraizada na cultura norte-americana. “A figura do Poder Executivo é algo muito central para eles e é o principal alvo para mandar uma mensagem à população”, diz. Fancelli ainda ressalta que a diferença desse atentado para outros da história é a presença das redes sociais, que possibilitam a veiculação de teorias da conspiração e notícias falsas com maior facilidade.
Quatro presidentes foram assassinados enquanto comandavam os Estados Unidos. O primeiro foi Abraham Lincoln, baleado enquanto assistia a uma peça no teatro Ford, em 1865. Já James Garfield foi morto em 1881, durante ataque na estação ferroviária de Baltimore. Depois, em 1901, William McKinley, também foi baleado, em uma feira internacional. Mas o caso mais famoso é o de John Kennedy, alvejado por Lee Harvey Oswald em uma carreata em Dallas. Ao todo, foram 16 atentados contra presidentes e candidatos à presidência ao longo da história americana.

RK

SERVIDORES DO INSS INICIAM GREVE A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA; SINDICALISTAS REIVINDICAM ACORDO DE VALORIZAÇÃO DA CARREIRA

A greve dos servidores do INSS tem início a partir de 0h desta terça-feira (16), em todo o Brasil. Na Bahia, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (SINDPREV) anunciou a realização de um ato na agência do INSS das Mercês, na Av. Sete de Setembro, centro da capital baiana.

Deflagrada na última quarta-feira (10), a greve da categoria reivindica a exigência de nível superior para as funções técnicas, carreira típica de Estado com reestruturação, melhoria das condições de trabalho e modernização de equipamentos e instalações, além do veto à extensão das gratificações GDAS. O coordenador do SINDPREV no Estado, Edivaldo Santa Rita, informou que a Bahia possui mais de 2 mil dos 19 mil servidores do Brasil, distribuídos em sete gerências regionais.

Santa Rita lembra que nos últimos anos não houve nenhuma licitação para a contratação de serviços como reforma e climatização para as agências da Previdência. Segundo ele, as condições precárias prejudicam o atendimento, a produtividade dos servidores e traz desconforto para o segurado.

A redução do número de agências também contribui para a lentidão nos processos de concessões de aposentadorias e benefícios, segundo o coordenador do SINDPREV. “Somente em Salvador e Região Metropolitana, perdemos postos importantes como Comércio, Praça da Sé e Candeias”, observa.

RK

POLICIAL É MORTO PELO IRMÃO DURANTE A PRÓPRIA FESTA DE ANIVERSÁRIO

Um policial foi morto pelo próprio irmão durante a sua festa de aniversário no norte de Goiás. O soldado Tiago White, de 33 anos, teria sido atingido por disparos da própria arma na quinta-feira passada (11). ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

O suspeito afirmou à polícia que atirou contra o seu irmão após uma discussão entre os dois nas comemorações do aniversário de Tiago. À Polícia ele reforçou que utilizou a arma institucional do soldado, que estava guardada em seu quarto, para atingi-lo com os disparos.

De acordo com o G1, quem acionou a polícia foi a esposa de Tiago. O suspeito afirmou que, durante uma discussão, ele eo irmão trocaram agressões, e isso o motivou a comer o crime. Para se proteger, Tiago teria ainda pulado em uma piscina mas mesmo assim foi atingido pelos disparos.

À PM, o suspeito afirmou não se lembrar de nada após os disparos. Ele foi preso pela corporação, enquanto que o soldado foi socorrido pelos bombeiros, mas acabou não resistindo aos ferimentos causados pelos disparos.

O delegado responsável pelo caso, Sandro Costa, afirmou que câmeras de monitoramento flagraram a cena e confirmaram a versão de que houve uma briga. Ele ainda afirma que as imagens mostram crianças tentando impedir as agressões.

A defesa do suspeito pede um habeas corpus e afirma que não houve um motivo fútil, uma vez que a vítima foi gravemente agredida antes de cometer o crime. “Ele tinha no irmão a segurança de uma figura paterna. Eram bastante ligados”, afirmou Martiniano Neto, advogado do suspeito.

RK

A ITAPETINGUENSE AMANDA BARRETO VENCE O DESAFIO FIGTH PRO BAHIA

A adolescente itapetinguense Amanda Barreto, venceu campeonato Desafio Figth Pro Bahia em Itabuna. O Campeonato foi disputado no domingo (14) na cidade de Itabuna.

O desafio Figth pro Bahia é uma seletiva para o brasileiro da CBJJ em São Paulo. Os melhores ranqueados após as 3 etapas irão disputar o Brasileiro.

Amanda saiu na frente aí vencer as duas modalidades . Categoria por idade e peso adulto 18-29 anos até 64kg e absoluto adulto 18-29 anos peso livre.

O detalhe é Amanda ainda é Juvenil, tem 17 anos. Mas já compete no Adulto, com bastante maturidade e sempre conquistando as primeiras posições.

Barreto, o pai de Amanda, sempre presente na vida da atleta.

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE AOS 82 ANOS A SENHORA DORALICE MARIA AMORIM MORADORA ANTIGA DA RUA FLORIANÓPOLIS NA NOVA

Faleceu na manhã deste domingo (14) por volta das 5h45, aos 82 anos, a senhora Doralice Maria Amorim Araújo a querida e conhecida “Dona Dora” moradora antiga da rua Florianópolis na Nova Itapetinga.

Dona Dora estava internada na UTI do Cristo Redentor, onde lutou pela vida, infelizmente não resistiu e nos deixou!

Muito carinhosa e sorridente, Dona Dora como era carinhosamente conhecida por todos, era a alegria da família.

Ela deixa os filhos: Welligton, Marcelo, Junior, Alfredo, Marta e Márcia, deixa também 11 netos e 4 bisnetos, noras e genros.

O Corpo sendo velado na Rua Florianópolis nº155, de onde sairá o cortejo fúnebre por volta das 16h da manhã desta segunda (15), em direção ao Cemitério Parque da Eternidade na Nova Itapetinga.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.

Descanse em Paz, Dona Dora!

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia