sebrae
banner-130
engen22
mineraz
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: ‘Notícias’

Bahia é o estado com o maior déficit de professores

 

Um levantamento do ensino médio realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) revela que a Bahia é o estado com o maior déficit de professores qualificados em todo o Brasil. Para suprir a carência seria necessário contratar 6.931 profissionais com formação específica nas 12 áreas do conhecimento que compõem o arco de disciplinas obrigatórias do antigo segundo grau. O número corresponde a 21% do total registrado no país – 32.738.
É ainda quase duas vezes maior que o de Minas Gerais, segundo colocado no ranking, com déficit de 3.962 docentes. Em seguida, vêm Amazonas (2.069), Pará (2.024) e São Paulo (1.792). Na outra ponta da tabela, está o Distrito Federal, que só precisaria preencher 60 vagas. O resultado, divulgado ontem, integra o relatório final da auditoria feita ano passado pelo TCU, com apoio de 28 tribunais estaduais.
De acordo com os dados compilados pelo TCU, o déficit de professores com formação específica na Bahia é maior em Física (1.090). Foram registradas carências altas em Português (809), Língua Estrangeira (790), Química (616) e Biologia (520).
A radiografia do TCU deixa a Bahia no topo do ranking dos estados com maior quantidade de professores sem formação específica atuando no ensino médio: 15.823. Quantidade quase cinco vezes superior a de Santa Catarina (3.308), que ficou em segundo.
Postado por KELVES AZEVEDO

 

 

CPI da Telefonia pedirá que Oi, Tim e Vivo suspendam vendas de internet móvel

CPI da Telefonia pedirá que Oi, Tim e Vivo suspendam vendas de internet móvel

Foto: Getty Images
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vai pedir que as operadoras Oi, Tim e Vivo suspendam as vendas de pacote de internet móvel no estado.
A solicitação, que será feita pelo relator da comissão, o deputado Joseildo Ramos (PT), e colocada em votação na próxima semana pelo presidente da CPI, Paulo Azi (DEM), se deve o descumprimento, por parte das três empresas, das determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de acordo com o informado pelo próprio órgão em oitiva realizada nesta quarta-feira (19).
O gerente regional da Anatel, Fernando Ornelas, afirmou que as empresas já foram advertidas a solucionar os problemas da transmissão de dados e que, em abril, Salvador terá 100% de cobertura do sinal 4G.
Ele ainda informou que 87% dos celulares usados no estado são pré-pagos, com liderança da Claro, única a não ser alvo da ação da CPI, que detém 30% do mercado. Dos municípios baianos, Salvador tem a maior quantidade em números de aparelhos no Brasil.
A comissão ingressará com representação no Ministério Público Estadual e Federal, que poderá resultar em uma ação civil pública para o cancelamento do contrato de concessão das operadoras.

Mudanças no Asa de Águia: Durval vai para carreira solo

Após mais de duas décadas, a banda Asa de Águia pode sofrer uma radical mudança. Tudo porque a Duma Produções Artísticas – que pertence a Marcelo Brasileiro, empresário e sócio da banda-, estaria encerrando suas atividades.

Fontes ligadas ao Bocão Newsgarantem que para não prejudicar os músicos, os advogados de um dos maiores ícones do axé baiano, Durval Lélys, ofereceram um valor para indenizar os artistas, que não aceitaram a proposta inicial.

Até que o impasse seja resolvido, alguns shows da banda foram adiados. Entretanto, Durval já estaria se apresentando em carreia solo.  Entre os eventos aparecem o show que ele vai fazer no Vila Serrana, em Gravatá, no próximo dia 19 de abril, e também no aniversário de Salvador, no dia 30 de março.

O departamento jurídico do artista informou a reportagem que está acontecendo apenas uma “reestruturação” do grupo.

Criança de dois anos fica ferida durante ação policial em Lauro de Freitas

Uma criança não identificada, de dois anos, ficou ferida na cabeça na noite desta quarta-feira (19), na localidade de Lagoa da Base na região da Vila Praiana em Lauro de Freitas.

Segundo moradores, a menina foi baleada de raspão na cabeça e a mãe no ombro durante uma troca de tiros entre policiais e bandidos. Ambas foram socorridas para o Hospital Menandro de Faria.

De acordo com informações não oficiais da polícia, a criança não foi ferida por arma de fogo e sim por uma queda que tomou ao ser esbarrada por um bandido em fuga. As informações ainda dão conta de que a criança e a mãe já receberam alta do hospital.

Moradores realizaram um protesto na Avenida Amarílio Thiago, via principal que liga o centro da cidade a praia de Ipitanga, por volta das 20h30 e o local foi desobstruído por volta das 22 horas.

Policiais flagrados em imagens arrastando corpo de mulher devem sair ilesos

Promotor é favorável à soltura dos três PMs que ‘socorreram’ Cláudia em favela de Madureira

ADRIANA CRUZ E VANIA CUNHA

Rio – Os três policiais militares flagrados em imagens arrastando a auxiliar de serviços gerais Cláudia Ferreira da Silva, de 38 anos, por ruas da Zona Norte, domingo, devem sair ilesos do episódio. Ela foi jogada no porta-malas da viatura, que abriu, e ficou presa pela roupa.

Ontem, o promotor Paulo Roberto Mello Cunha Júnior, do Ministério Público que atua junto à Auditoria de Justiça Militar, opinou favorável ao pedido de liberdade dos acusados feito pelos advogados. A juíza Ana Paula Figueiredo vai decidir sobre a expedição dos alvarás de soltura hoje. Ontem, os militares prestaram depoimento na 29ª DP (Madureira).

Alex Sandro (à frente) e Adir chegam para depor na 29ª DP, ontem à tarde

Foto:  João Laet / Agência O Dia

De acordo com o promotor, os PMs foram presos em flagrante com base no artigo 324 Código Penal Militar, que fala apenas do descumprimento de regras que prejudiquem à administração militar. “Nesse caso, a denúncia tem que ser feita no prazo de cinco dias. Mas só poderia opinar pela prisão, se fosse denunciá-los. No entanto, para isso seria necessário que o crime estivesse especificado”, explicou o promotor Paulo Roberto.

Ele sustenta que a investigação precisa identificar ainda se Cláudia estava viva no momento em que foi colocada na caçamba na viatura. “Se estava com sinais vitais, houve transgressão disciplinar pela maneira como foi colocada. Se ela estava morta, não há crime, mas eles podem responder por fraude processual por não ter preservado o local”.

O promotor enfatiza ainda que é preciso apurar também se Claudia estava viva quando foi arrastada pelas ruas. “Se ela apresentava sinais vitais, há o crime de lesão corporal. Mas, se estava morta, eles não cometeram nenhum crime”, afirma. Isso porque a lei não prevê lesão corporal contra cadáver.

Para Paulo Roberto, outra questão importante é apontar o responsável pelo disparo que atingiu a vítima. Segundo laudo do Instituto Médico-Legal, ela morreu por causa de um tiro que perfurou o pulmão e o coração.

Ontem, os policiais repetiram na 29ª DP o mesmo depoimento prestado na 2ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM). Alegaram que colocaram a mulher no porta-mala porque os moradores cercaram a viatura e precisavam prestar socorro o mais rápido possível.

Entenda a opinião do promotor 

No momento em que Cláudia foi colocada na caçamba, os policiais podem responder por transgressão disciplinar pela maneira como a vítima foi socorrida. Ou seja, a punição é apenas administrativa e imposta pela Polícia Militar. Mas não respondem a crime previsto em lei.

O governador Sérgio Cabral conversou por cerca de uma hora com os familiares de Cláudia Ferreira da Silva

Foto:  Severino Silva / Agência O Dia

Por arrastá-la por ruas da cidade, os policiais podem responder pelo crime de lesão corporal. No Código Penal Militar, o artigo 209 prevê pena de três meses a um ano, para lesão corporal leve, e de até oito anos para casos graves.

Para esclarecer se ela estava viva, o Ministério Público que atua junto à Auditoria de Justiça Militar, além de analisar o laudo cadavérico, deve ouvir o perito responsável.

Versão de advogado de PMs diverge da investigação

Segundo o advogado José Ricardo Brito, os PMs Rodrigo Medeiros Boaventura e Zaqueu de Jesus Bueno, que participavam da ação no Morro da Congonha, disseram que não tinha como os tiros dados por ele atingirem Cláudia, porque ela estava em uma curva e, da posição deles, não tinha visão da posição dela.

No entanto, investigadores disseram já saber, com base no ferimento, que a vítima foi baleada por tiro de fuzil 7.62. Eles ainda informaram ontem que, pelo ângulo onde os policiais militares estavam posicionados na operação, os militares poderiam ter atirado em Cláudia. Todas as armas dos PMs foram periciadas.

Às vésperas da reserva

A ação que matou Cláudia seria a última operação do subtenente Rodney Miguel Archanjo. Segundo o defensor dele, Jorge Carneiro, o militar pediria passagem para a reserva (aposentadoria) no dia seguinte. “Ele estava preparando um churrasco em comemoração”, disse Jorge.

Hoje, outros três militares que participaram da ação serão ouvidos na 29ª DP: o cabo Gustavo Meirelles, e os sargentos Ricardo Morgado e Paulo Henrique. Parentes da vítima prestarão depoimento.

Segundo a Polícia Civil, Rodney responde por três autos de resistência; Adir Serrano Machado, por 13; e Alex Sandro da Silva Alves não tem esse tipo de anotação. Outro morto na ação — registrado como auto de resistência — foi identificado como Willian dos Santos Possidônio, 16 anos.

Colisão entre uma ambulância e uma Hilux mata uma pessoa e deixa três feridas na BR-101

Na noite desta terça-feira, 18 de março, por volta das 22h40, um acidente envolvendo uma ambulância do município de Caravelas e uma Pick-up Toyota Hilux deixou 03 feridos e um morto, na BR 101, Km 896, na famosa Curva da Tarifa.

A vítima fatal foi identificada como sendo, João Quaresma, conhecido como “Joãozinho”, 47 anos de idade. Joãozinho conduzia uma ambulância Fiat Fiorino, de placa policial JRC 5493 (licenciado de Alcobaça/BA).Apesar de a placa policial ser do município de Alcobaça, o motorista era concursado e prestava serviços para a Prefeitura Municipal de Caravelas, no Distrito de Rancho Alegre.Além do motorista, na ambulância havia mais três passageiros, sendo duas mulheres e um homem.

Conquista: Caminhão bate em muro da TV Sudoeste

                                         

 

Na manhã de hoje (quarta-feira) foi registrado um acidente na Rua dos Fonsecas, no centro de Vitória da Conquista. O motorista perdeu o controle do veículo e acabou atingindo o muro da TV Sudoeste. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.O caminhão estava transportando parte do equipamento para o sinal digital da emissora. Devido ao acidente, a rua foi interditada por agentes de trânsito da prefeitura.

Postado por KELVES AZEVEDO

Renato Aragão deixa hospital após infarto

Renato Aragão deixa hospital após infarto

O humorista Renato Aragão recebeu alta do Hospital Barra D’Or nesta quarta-feira (19), após sofrer um infarto agudo do miocárdio. O ator deixou o local acompanhado pela mulher, Lílian Aragão, e mandou beijos para os fãs que o aguardavam. Famoso por interpretar o personagem Didi Mocó, o artista teria passado mal após a festa de 15 anos da flha Lívian na última sexta (14). Em entrevista à apresentadora Ana Maria Braga na segunda-feira (17), Renato agradeceu o carinho do público. “Quero aproveitar para mandar um beijo para todo o meu público, que me ligou, rezou por mim. Vou ter que ter três corações para agradecer a todos”, disse.

Postado por KELVES AZEVEDO

Um dos três suspeitos de envolvimento em morte de professora se entrega à polícia

Um dos três suspeitos de envolvimento em morte de professora se entrega à polícia

Após ter imagens suas divulgadas como procurado, um dos três suspeitos de matar no último domingo (16) a professora                    universitária Anamaria Morales, 60 anos, se apresentou à 12ª Delegacia (Itapuã) na noite desta terça-feira (18), acompanhado de seu advogado. Já havia um mandado de prisão em aberto para Darlei Santos Santana, 19, que foi preso por volta das 23h30 e está  custodiado na unidade. O jovem não tem antecedentes criminais e era amigo dos outros dois suspeitos identificados pela polícia,    que continuam foragidos. Darlei informou que ele estava com os dois homens na praia e decidiram roubar um carro para                    revender. Ainda de acordo com o rapaz, um dos amigos, que ele identificou como “Bu”, atirou na cabeça da professora paulista       depois que ela se negou a entregar os pertences. No depoimento, o jovem informou que os três envolvidos no caso moram em          uma comunidade conhecida como Conquista, em Itapuã.

 

Flagrante: Chinês se joga de janela no meio da aula

Câmera de segurança de uma escola de ensino médio na China flagrou o momento em que um estudante comete suicídio se atirando pela janela da sala de aula.

Após o ato, os colegas começam a gritar desesperadamente, enquanto a professora os impede de chegar perto da janela para ver a cena.

Polícia que investiga o caso acredita que a pressão para passar no vestibular foi o motivo do suicídio

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia