Votorantim investe US$ 3 bilhões em projeto Vale do Rio Pardo. Itapetinga e Região serão beneficiadas

Itapetinga
Início da operação está previsto para ocorrer entre final de 2014 e meados de 2015, dependendo da liberação das licenças ambientais
Com investimento total previsto de US$ 3 bilhões, o Projeto Vale do Rio Pardo, localizado no Norte de Minas Gerais, vem sendo desenvolvido pela Sul Americana de Metais (SAM), subsidiária integral da Votorantim Novos Negócios (VNN), em parceria com Honbridge Holdings Ltd., sediada na China, em função de acordo celebrado em março de 2010. A Votorantim participará da gestão do projeto até a sua entrada em operação, que tem previsão para ocorrer entre o final de 2014 e meados de 2015, dependendo da liberação das licenças ambientais.
A produção prevista é de 25 milhões t de minério de ferro concentrado a 65%, sendo prevista a construção de uma unidade industrial de concentração de minério de ferro em Grão Mogol (MG) para elevação do teor de 20% para 65%. A logística da operação será realizada via transporte do minério de ferro pelo mineroduto que ligará a jazida, nas cidades mineiras de Grão Mogol e Padre Carvalho, ao Complexo Logístico Intermodal Porto Sul (Clips), a ser construído próximo à cidade de Ilhéus (BA). A obra irá colaborar com o desenvolvimento socioeconômico da região norte de Minas Gerais, que possui um baixo IDH e baixa rendaper capita.
O traçado do mineroduto passará por 21 municípios, sendo nove em Minas Gerais (Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite, Novorizonte, Salinas, Taiobeiras, Curral de Dentro, Berizal e Águas Vermelhas) e 12 na Bahia (Encruzilhada, Cândido Sales, Vitória da Conquista, Ribeirão do Largo, Itambé, Itapetinga, Itaju do Colônia, Itapé, Ibicaraí, Barro Preto, Itabuna e Ilhéus) com uma extensão de 482 km.
Na fase de implantação, o projeto deverá gerar cerca de 8.000 empregos diretos. Já na fase de operação, a previsão é de 2.000 empregos diretos e de 9.000 indiretos.
Segundo a SAM, a empresa promoverá um programa de treinamento e capacitação de mão de obra local abrangendo os municípios do entorno do empreendimento. Além disso, serão implementados programas de qualificação de fornecedores locais, os quais poderão se tornar fornecedores diretos e indiretos da empresa e também poderão atender às atuais e novas demandas que surgirão na região.
Notícia Boa!
Fonte: Padrão
























