O corregedor Nacional de Justiça, Francisco Falcão, estará em Salvador na segunda-feira. Ele concederá entrevista sobre a continuidade das investigações para apurar irregularidades no Tribunal de Justiça da Bahia.

Uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça permanece em Salvador até o dia 5 para dar continuidade as investigações, iniciadas em abril do ano passado. Os trabalhos serão realizados das 9h às 18h.

As investigações têm como foco as unidades administrativas e judiciais de primeiro e segundo grau, além dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro.

As investigações já resultaram no afastamento preventivo do ex-presidente do TJBA, desembargador Mario Alberto Simões Hirs, e de sua antecessora no cargo, a desembargadora Telma Brito.

Os dois magistrados respondem a processos administrativos disciplinares no Conselho Nacional de Justiça por problemas na gestão de precatórios e omissões administrativas.

A Corregedoria identificou também irregularidades nos serviços notariais e de registro, como a ausência de realização de concurso, que contraria a determinação de inspeção anterior do órgão.