Afrodescendentes terão cotas para concurso público e cargos comissionados na prefeitura de Salvador. O decreto será assinado pelo prefeito ACM Neto (DEM) nesta sexta-feira (21). Pelo decreto, 30% das vagas dos concursos para ser garantidos aos candidatos. A solenidade será realizada no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, na Praça Thomé de Souza, e integra as comemorações pelo Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial, promovidas pela a Secretaria da Reparação.

Na ocasião também será lançada a Mostra Criativa Salvador Arte, uma iniciativa da Semur em parceria com a Secretaria da Educação, Fundação Gregório de Matos, Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal de Comunidades Negras. Outro ato vai promover o reconhecimento jurídico-administrativo e social dos templos dos povos de terreiros e religiões de matriz africana e correlatas.

Criado pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial marca o Massacre de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul, ocorrido em 21 de março de 1960. Cerca de 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Apesar de ser uma uma manifestação pacífica, a polícia do Apartheid atirou na multidão desarmada, matando 69 pessoas e feriando outras 186.