Meu manifesto!

Que tristeza tudo isso!

saude Socorro

Nós enfermeiros, poderíamos ao menos fazer uma gestão de qualidade, sim, o paciente chega ao PSF  e não tem o medicamento, sem dúvida, temos que mandar ele embora e mandar comprar na farmácia. Isso é uma vergonha!O pobre coitado tem que fazer das tripas coração para adquirir os medicamentos que nunca chegam ao PSF.

Alguns ficam revoltados e culpam o enfermeiro gestor da Unidade, se tiver, pois creio que sim, pois Unidade onde tem Técnicos em Enfermagem tem que ter enfermeiro presente, que deveria ao menos tranquilizar essa população tão carente e não ficar de braços cruzados! Mas somos proibidos de falar os reais motivos da falta de medicamentos.

Hoje nos PSFs que tem uma boa gestão, falta materiais, medicamentos entre outros, tenho tentado não deixar que a situação chegue a esse ponto, mas não posso fazer nada!

Muitas vezes o poder está em mãos erradas, com pessoas que não tem fundamentação científica para tomada de decisão, para autonomia de chegar a uma  secretária  de Saúde e expor a situação antes do problema acontecer, mais infelizmente os chefes de Unidade não trabalham baseado em evidências. Muitas vezes os próprios “gestores” de Unidade, no caso como principal o “enfermeiro-chefe” sabe que está prestes a acontecer o problema e não tem a tomada de decisão em chegar lá no topo (grandões) e expor a situação. Aqui em Itapetinga, infelizmente pioram as coisas para nós profissionais da Saúde e também para os pacientes. A secretária não aceita as reivindicações, muitos tem até medo de procura-la e, preferem manter o silêncio. Chamo a população a ficar bem esperta! Também lamento essa pouca vergonha.