Um vídeo que circula nas redes sociais chama a atenção para o caos em que vive a saúde pública, em especial, no município de Feira de Santana, localizado a pouco mais de 100 km de Salvador. Nas imagens, é possível ver uma mulher grávida, que entra no Hospital da Mulher já em trabalho de parto e que, após a criança nascer na recepção, a mãe deita nas cadeiras de espera para a atendimento e aguarda pelo socorro.
A reportagem do Bocão News conversou, na manhã deste sábado (31), com a diretora da unidade, Gilberte Lucas, que negou haver qualquer tipo de negligência. “Recebemos quase 80 pacientes diariamente e ela já chegou em trabalho de parto em período expansivo, com a criança já nascendo”, afirmou. Segundo ela, a equipe que estava no momento para atendê-la saiu corrrendo para atender uma outra gestante que estava em estado grave na UTI, “mas, ainda assim, um funcionário ficou o tempo todo dando suporte a esta mãe que teve o parto na recepção”, ressaltou.
Entretanto, a diretora não revelou qual a quantidade do quadro clínico que atende na maternidade, mas reforçou que a unidade é uma referência no Estado. Por meio de nota, a maternidade também esclareceu o fato:
“A Fundação Hospitalar de Feira de Santana informa que em relação ao fato ocorrido no dia 29 de maio de 2014 no Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher, com a gestante M.D.S, foram tomadas as medidas cabíveis que o caso requer, inclusive quanto a criação da Comissão de Sindicância para apuração dos fatos.  
A paciente chegou em período expulsivo, quando toda equipe estava dando assistência a outra gestante grave no Centro Obstétrico. Informamos  que pela super lotação da unidade houve intercorrências já que nos últimos dias está atendendo na média de 80 ( oitenta) gestantes por dia. A equipe de plantão estava composta de dois obstetras, dois pediatras, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um anestesista. A mãe e bebê estão internados na unidade e passam bem.  
Reiteramos que essa instituição vem adotando uma política de austeridade, dentre elas a qualidade no atendimento, repudiando qualquer ato que venha desabonar essa conduta”.
A diretora reafirmou que “infelizmente, isso poderia acontecer em qualquer lugar. O que não podíamos era deixar ela sem atendimento. E prestamos atendimento”, disse. Ainda que pontuando a falta de negligência, por haver o vídeo que consta como sendo uma denúncia, a diretora confirmou que irá abriu uma sindicância para apurar o caso.
ASSISTA: