CAM00936Esgoto correndo a céu aberto, vegetação comprometida, saúde em risco, fedentina insuportável, estes são alguns dos problemas apontados por moradores do Américo Nogueira e Morumbi. Recentemente, professores da COOEDITA acionaram a mídia para pedir socorro. Um esgoto que atravessa por toda extensão da APAE gera um incomodo para alunos das duas instituições e também para trabalhadores da COOLEITE, até mesmo quem frequenta o clube nas proximidades reclama da fedentina.
A imagem mostram esgoto descendo como um rio e desembocando dentro de uma fazenda, ocasionando uma degradação do meio ambiente. Mas o pior ainda está por vim. Na manhã desta quinta-feira (18) o Tribuna de Itapetinga e o Resenha da Cidade estiveram averiguando uma GRAVE DENUNCIA. IMG_0214Segundo informações, este mesmo esgoto estaria caindo a poucos metros acima da captação de água do SAAE. No local confirmamos a veracidade da denuncia, todos os dejetos que descem desemboca no Rio Catolé, bem pertinho das bombas que jogam toda água para a estação de tratamento.

O problema é de competência do SAAECAM00792

 Visitamos também o Pinicão do Américo Nogueira, segundo informações colhidas por nossa reportagem o esgoto deveria ser retido no local, mais por falta de manutenção e devido a uma das bombas estarem quebradas, o esgoto desce ocasionando todo o problema. IMG_0221
 O outro lado – Informações extraoficiais de funcionários da autarquia dão conta de que, o SAAE é conhecedor do problema, mas para não prejudicar a saúde da população, aumenta o cloro que é posto na água para tratá-la.
Gastos desnecessários
 CAM00920Todo o problema seria resolvido se a bomba no Pinicão fosse consertada, ou se até mesmo um desvio fosse feito para que o esgoto pudesse desembocar depois da captação de água, mas por ineficiência da empresa o problema persiste.
 Risco
 Durante a sessão da última quarta-feira (17), os vereadores, Fabiano Bahia, Tarugão, Alfredo Cabral e Naara Duarte, se mostraram preocupados com a situação. Fabiano Bahia chegou a chamar todos os 15 edis para fiscalizarem a denuncia, o vereador chegou a dizer que “poderíamos está consumido água com dejetos”.
 Os vereadores e a população devem ficar atentos: As últimas informações vinculadas na mídia, mostra um SAAE sucateado, cheio de problemas. Recentemente, um destes problemas resultou na morte de centenas de peixes no Rio Catolé. Nivaldo Moraes, diretor da autarquia disse ao repórter Cesar Soares que antes de criticar, deve se conhecer o problema. Então explique Sr Diretor.  Por Cesar SoaresCAM00922

 Fonte: Tribuna de Itapetinga/Resenha da Cidade