O PSB em Pernambuco bateu o martelo e não quis nem saber o que pensa a Executiva Nacional sobre o apoio no segundo turno das eleições presidenciais. Nesta terça-feira (7), os pessebistas pernambucanos decidiram apoiar o candidato Aécio Neves (PSDB) no segundo turno.

A decisão foi tomada após conversa dos dirigentes estaduais com a família do ex-governador Eduardo Campos. 

Em entrevista ao Bocão News hoje, a senadora Lídice da Mata (PSB), que ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo da Bahia, afirmou que a posição de Marina sobre um possível apoio a Aécio “representa única e exclusivamente” a vontade da ex-ministra, que também ficou em terceiro lugar na corrida presidencial, e da Rede Sustentabilidade, seu partido, que integrou-se ao PSB após não conseguir ser fundado. Conforme Lídice, que já foi filiada ao PSDB, partido de Aécio, mas também foi parceira dos petistas baianos  o PSB passou a ser oposição ao governo Dilma no Congresso , a decisão do apoio da legenda sairá dos dirigentes nacionais.

Corre a informação nos bastidores de que, mesmo com uma possível definição do apoio a Aécio, Lídice deve seguir por um caminho oposto: declarar neutralidade ou apoio a Dilma. Relembrar as suas origens estaria descartado pela ex-prefeita de Salvador. A bolsa de apostas na Bahia está aberta para saber os rumos da senadora, que obteve 432 mil votos no pleito estadual, menos da metade dos obtidos por Marina, que abocanhou 1,2 milhão de votos dos eleitores baianos. 


Lídice e a cúpula do PSB nacional em Recife


Já o presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, afirmou recentemente que a decisão será realizada após consulta à Executiva Nacional, que deverá anunciar a escolha na próxima quinta (9).

Já o vice na chapa de Marina, o deputado federal Beto Albuquerque (RS), internamente já declarou que defenderá o apoio ao tucano.

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), uma das coordenadoras da campanha da postulante derrotada Marina Silva (PSB), opinou que a sigla liberasse seus filiados para decidir entre o apoio a Dilma Rousseff (PT) ou Aécio.