pedro pires

Foto: Blog do Diga Diga

Após a constatação de ocorrências de minério de ferro no município de Itapetinga, na fazenda de propriedade do empresário Pedro Pires, uma empresa mineradora Riograndense, decidiu investir na prospecção desta área, com o intuito de provar ou não, a existência de um deposito do minério de ferro que tenha viabilidade econômica, caso se confirme, a empresa pretende solicitar do órgão regulador, autorização para a exploração do depósito.

Caso isso ocorra, o município passa a receber dividendos da atividade de mineração “ royalties “ e também a geração de empregos tanto na fase de implantação quanto na extração.

As pesquisas deverão ser iniciadas em Janeiro de 2015, quando a empresa deve se instalar na cidade, dando inicio aos trabalhos de pesquisa mineral, que poderão provar à existência de um deposito em solo Itapetinguense, o que irá colocar o nome da cidade no cenário da mineração de ferro. Lembrando que em 2005, ocorreu uma descoberta parecida na cidade de Caetité, onde o geólogo baiano João Carlos Cavalcante, descobriu um grande deposito de minério de ferro que veio a se chamar de “projeto pedra de ferro” que hoje é de propriedade da empresa BAMIN “Bahia Mineração”, este projeto esta aguardando a construção do porto Sul Bahia e da ferrovia FIOL ” Ferrovia de integração Oeste-Leste ” para entrar em plena atividade.

O desenvolvimento que à cidade de Caetité obteve na fase de implantação foi muito positivo ao município e região, caso se confirme um deposito na cidade de Itapetinga não será diferente, devido ao aumento de receitas para o município na fase de extração mineral.

Em nota a mineradora diz que qualquer informação além disso, trata-se de pura especulação, e que devemos aguardar o resultado dos trabalhos que serão realizados em busca de se provar um possível deposito em solo Itapetinguense. 

Em breve vamos postar uma entrevista completa sobre o assunto.