piso agentes de endemias1A lei nº 12.994 de 17 de junho de 2014, garante aos Agentes de Combate às Endemias um piso salarial no valor de 1.014 reais e mais 20% de insalubridade, calculado sobre o salário mínimo.

Vários municípios baianos já vem pagando, o piso nacional, a insalubridade e o Lira, mas em Itapetinga a coisa não anda nada boa para estes profissionais tão dedicados.

A prefeitura paga ao Agentes Comunitários de Combate às Endemias, apenas um salário mínimo no valor de 788,00 reias, mais e os 20% sobre o mesmo.

Em Itapetinga o “LIRA” que é um incentivo para os profissionais, era para ser pago em dezembro de 2014, até hoje não foi efetuado o repasse para os Agentes de Combate às Endemias. O incentivo é do Governo Federal e vem sendo depositado na conta do município para que esse faça o repasse, coisa que não tem acontecido.agentes de endemias

Cada um agente deixa de recebeu mensalmente o valor de 226,00 reais mensal, justamente pela falta de respeito e consideração, com os quais os profissionais vem sendo tratados. Além de descumprir uma lei que garante o pagamento do Piso Nacional.

Os Agentes Comunitários de Combate às Endemias, prestam grandes serviços a comunidade e merecem mais respeito e consideração, quanto aos seus direitos garantidos por lei. São eles que estão no campo, tomando sol e chuva, subindo em casa e condomínios e se expondo aos mosquitos transmissores de doenças.

Vale salientar que em outros municípios, as prefeituras fazem as entregas sem custo, do kit de trabalho  para Agentes de Combate às Endemias.

Por Eliomar Barreira