Macell_assume_comissao_de_meio_ambiente1-400x533O deputado estadual Marcell Moraes (PV) usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia nesta segunda-feira (4) para criticar o abando do Jardim Zoológico da cidade de Itapetinga, mais conhecido como Matinha. Segundo o parlamentar, chegou uma denúncia grave à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, através do deputado conquistense Herzem Gusmão (PMDB).

Fechado há 3 anos para uma reforma que nunca aconteceu, o único zoológico do interior da Bahia, localizado na cidade de Itapetinga, distante 100 km de Vitória da Conquista, está sendo invadido por caçadores, que vêm matando as antas do local. “Nós já estramos em contato com o Inema e nesse fim de semana foram enviados técnicos para averiguação, mas segundo o órgão, não foi encontrado nada de irregular. O que me estranha é que hoje a denúncia de total abandonado também foi divulgada por jornais e sites da região.  A informação é de que as antas estavam debilitadas, feridas, e sendo devoradas pelos urubus”, afirmou Marcell.

Segundo o deputado, também há denúncias de que avestruzes foram retirados do zoológico e estão sendo vendidos dentro da própria cidade. “Eu estou cobrando do Inema e do governador Rui Costa uma posição mais firme sobre essa questão, assim como aconteceu com o zoológico aqui de Salvador, que é o quintal da casa dele. Se ele não está cuidando do quintal dele, imagine o do resto da Bahia”, criticou o parlamentar.

 O deputado Marcell Moraes, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, viaja nesta quinta-feira com o deputado Herzem Gusmão para Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, e sexta-feira eles seguem para Itapetinga para verificar a situação de perto. A Matinha contava  com centenas de animais de 34 espécies quando foi fechado.

Fonte: Tribuna de Itapetinga