Quem foi criança na década de 1980 e também na primeira metade da década de 1990 certamente se divertiu com os seriados japoneses,que tomaram conta da telinha brasileira nesse período.

Os programas de TV nunca mais foram os mesmos depois que as séries japonesas saíram do ar. Os chamados tokusatsu deixaram saudades e agora vamos relembrar alguns!

1- Jaspion – O Fantástico Jaspion (Kyojuu Tokusou Jaspion em japonês) é uma série de TV de tokusatsu do gênero dos Metal Heroes, produzido pela Toei Company e exibido pela TV Asahi entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986. Foi estrelada por Hikaru Kurosaki no papel-título. No Brasil, foi televisada a pela Rede Manchete a partir de 1988. A série, criada por Saburo Yatsude e com roteiros de Shozo Uehara, foi produzida em 1985 pela Toei Company e teve 46 episódios gravados mais um episódio especial com os principais momentos da série (este último inédito no Brasil). As cenas de ação ficaram a cargo do Japan Action Club (JAC), principal agência de dublês japonesa e contratada preferencial da Toei em suas séries. No Brasil, os episódios foram dublados e adaptados nos estúdios da Álamo.

jaspion-bandai-00

2- Changeman – Esquadrão Relâmpago Changeman é um seriado de TV Japonês (tokusatsu) exibido originalmente entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de janeiro de 1986 pela TV Asahi e produzido pela Toei Company, sendo parte da franquia dos Super Sentais, sucedendo Bioman e antecedendo Flashman. Passou a ser exibido na televisão brasileira a partir de 1987 pela extinta Rede Manchete e posteriormente pela Rede Record e pela Gazeta. Bazoo e seu Império Gozma ameaçam a Terra com monstros, guerreiros e os medonhos soldados Hidler. Então cinco jovens militares são escolhidos pela misteriosa Força Terrena, que lhes dá o poder que emana da própria Terra quando se sente em perigo. Conhecidos como o Esquadrão Relâmpago, usam seus poderes para destruir Bazoo e seu terrível império.

changeman1

3- Flashman –  Cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta.Comando Estelar Flashman (Choushinsei Furasshuman ou Choushinsei Flashman no original), é um seriado de TV japonês (Tokusatsu) da franquia dos Super Sentais produzido entre 1 de Março de 1986 e 21 de Fevereiro de 1987 pela Toei Company. Foi exibido no Brasil a partir de 1989 na Rede Manchete. Têm ao todo 50 episódios e mais 2 especiais que nunca foram exibidos no Brasil.

choushinsei_flashman_wp_by_jm511-d6wanzr

4- Jiraya – A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão da franquia na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes.Foi trazida ao Brasil pela extinta Top Tape e estreou no dia 25 de setembro de 1989, continuando a fazer muito sucesso na década de 90.

GIRAIA

5- Jiban – O policial Naoto Tamura foi morto por um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como oPolicial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie. Ao mesmo tempo em que combate o grupo maligno, Naoto busca por Ayumi, que no final da série descobre ser sua irmã.
Jiban é considerado por muitos como mais uma das inúmeras cópias japonesas do Robocop, herói cibernético do cinema americano que ficou famoso no final dos anos 80 e e início dos anos 90, mas o conceito de um policial morto que é transformado num ciborgue já tinha abordado no anime O Oitavo Homem, nos anos 60.

2aa9f-jiban3 d

6- Black Kamen Rider – Após serem sequêstrados pelo culto Gorgom na noite em que completaram 19 anos, os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro Minami no original) e Nobuhiko Akizuki são submetidos a uma cirurgia mutante com o objetivo de se tornarem os dois Imperadores Seculares que devem lutar até a morte de um deles para que o vencedor suceda o Grande Rei dos Gorgom. Issamu consegue escapar antes de ter sua memória apagada e se volta contra os Gorgom. Mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.

black

7- Lion Man –  Fuun Lion Maru (ou Poderoso Lion Man, como é conhecido no Brasil) é um tokusatsu do gênero Henshin Hero que estreou no Japão em 14 de abril de 1973, onde foi exibido semanalmente, às 19:30h. No Brasil, sua estréia foi em 1989, pela extinta TV Manchete. O seriado tem seu contexto na época do Japão Feudal (onde, para qualquer guerreiro, mais importante que a própria vida era manter sua honra) e conta a história de Dan Shimaru, um samurai de 21 anos, que, após ter o irmão Dan Cage Noshin morto por Nezuma, um monstro humano, aliado da inescrupulosa família Mantor do Diabo, parte para a batalha movido por um desejo misto de vingança e justiça. Esta série conta com 25 episódios recheados de muita ação e lutas épicas.

lionman (1)