mulher bebendo águaAlém de ser fundamental para a saúde e para o organismo, beber água é um método eficaz para perder peso sem precisar fazer muito esforço. Mas por trás de todos os seus benefícios, beber água em excesso faz mal e pode prejudicar a sua saúde.

Por que faz mal? 

“Quando bebemos mais água que o necessário, diluímos demais nosso sangue, e minerais e eletrólitos importantes como o sódio, ficam em quantidades reduzidas. Além disso, a água em excesso sai rapidamente da corrente sanguínea e entra nas células deixando-as inchadas”, afirma a nutricionista Talitta Maciel, que explica também que o líquido pode sobrecarregar e lesionar os rins e levar a edema cerebral, já que incha as células que não conseguem comportar muita água.

Água demais engorda!

Segundo a especialista, quando consumida junto das refeições a água pode favorecer o ganho de peso, pois atrapalha a digestão dos alimentos, e faz com que os sucos digestivos não consigam digerir as gorduras como deveriam devido ao excesso de líquidos.

Qual o limite de água por dia

A quantidade de água que deve ser ingerida por dia depende da idade da pessoa, do nível de atividade física, do clima e da função renal, mas segundo a nutricionista o limite é cerca de 3,5 litros. Beber mais de 7 litros pode prejudicar a saúde.

Mas existe um cálculo para saber quanto beber de água que dá um resultado mais personalizado e diz quanto você deveria beber de acordo com seu tipo físico. “Para saber quanto beber de água por dia, deve ser calculado o peso da pessoa vezes 35 ml. Por exemplo: uma pessoa com 80 kg deve ingerir 2,8 litros de água”, afirma.Amar