MUSCULATURAFunciona mais ou menos assim: a pessoa começa a fazer exercícios, descobre que alimentação é fundamental pra ter resultados, aprende como é difícil comer direitinho e aí pergunta pro professor “Não tem algo que eu possa tomar?”. É interessante ver quantas coisas as pessoas compram na empolgação de terem um corpo mais forte em menos tempo!

forte

Uma unanimidade entre nutricionistas é que, a não ser que você seja um fisiculturista ou outro tipo de atleta profissional, é possível ter resultados satisfatórios sem ingerir suplementos.

Mas suplementos existem pra facilitar o processo. O ideal sempre é pesquisar as marcas mais famosas e que estão a mais tempo no mercado pra não tomar porcarias que te façam mal, nem rasgar dinheiro. Dentre os vários produtos que já inventaram – e que ainda geram debates e controvérsias entre cientistas e pesquisadores – existem dois tipos de suplementos que realmente ajudam a ganhar massa muscular.

suplemento_massa_muscular_sossolteiros

SUPLEMENTOS DE PROTEÍNA

(whey, albumina, etc)

Quem quer ganhar massa muscular, precisa de uma ingestão de cerca de 2g de proteína por quilo de peso. Ou seja, um cara de 70 kg que quer chegar aos 80 kg, deve ingerir 160g por dia, divididos entre as refeições (se a pessoa come 5 vezes por dia, deve garantir em torno de 32g de proteína em cada). Suplementos assim são úteis pra quem não consegue comer proteínas durante o dia. O ideal é ingerir nos horários que você tenha mais dificuldade de comer proteínas, como café da manhã ou depois dos treinos, para não ficar mais de 3 horas em jejum.

SUPLEMENTOS DE CARBOIDRATOS + PROTEÍNAS

(hipercalóricos, chamados de “massa”)

Pesquisas mostraram que após os treinos, o ideal é ingerir proteínas com carboidratos. Pra isso, você pode misturar um carboidrato em pó com seu whey ou ingerir um hipercalórico. Quando ingeridos juntos, eles proporcionam um resultado melhor em termos de ganho de massa magra. Segundo Susan Kleiner, Ph.D. em nutrição, “as proteínas trabalham lado a lado com os carboidratos no período após os exercícios, criando um ambiente hormonal altamente proveitoso para o crescimento muscular”.

Então, não se preocupe em gastar tubos de dinheiro na loja de suplementos. O básico que você precisa é isso. Os outros são secundários e dão um resultado (quando dão) bem menor! Você pode comprar se tiver uma recomendação de alguém próximo e se for de marca boa. Mas nunca use a frase “Não ganho massa magra porque tô sem BCAA”.  Como diria um sábio amigo meu ogro, “o negócio é arroz, feijão e muita musculação!”