Uma boa notícia vinda do Japão pode amenizar o sofrimento de muitos pacientes que estão na fila para o transplante de rins. Cientistas anunciaram que estão muito próximos de criar em laboratório rins completamente funcionais, que poderão ser transplantados.

Uma pesquisa divulgada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNA), cientistas da Universidade de Jikei, em Tóquio explicaram que os rins, desenvolvidos a partir de células-tronco, foram transplantados em ratos e porcos e funcionaram como órgãos naturais na passagem de urina.

“Trata-se de um interessante passo adiante. Os dados relacionados aos testes com animais são fortes”, afirma Chris Mason, disse o especialista em células-tronco da University College London à BBC Brasil.

Mesmo com os bons resultados, os pesquisadores ressaltam que ainda não dá para medir a eficácia da descoberta em seres humanos. “Ainda estamos anos longe disso. Mas, no caso dos rins, ao menos temos terapias como a diálise, que podemos usar em pacientes enquanto crescemos rins em laboratório quando isso for possível”, afirmou o médico.