Vale DouradoGostaria de aproveitar o espaço cedido pelo Blog do Tarugão, para expor a sociedade Itapetinguense, a nossa situação, ex-funcionários (demitidos recentemente) e os colegas que continuam trabalhando na Empresa VALE DOURADO. Não estamos aqui para denegrir, caluniar e nem agredir a empresa, e muito menos os representantes legais da mesma na nossa cidade; queremos apenas que todos saibam da nossa história, do nosso sofrimento como trabalhadores, pois, só queremos nossos direitos.

Já faz alguns anos, que nós, trabalhadores estamos sofrendo com algumas atitudes tomadas pela VALE DOURADO, que sempre nos prometeu melhoras, mas não foi isso que aconteceu durante esses últimos anos. A empresa infelizmente veio a entrar em RJ (Recuperação Judicial) e começaram a aparecer várias situações que fizeram os funcionários se preocuparem ainda mais. Alguns exemplos como, Ticket Alimentação, Plano de Saúde bloqueados, Lei Off, tentativa de implantar a redução da carga horária de trabalho e salário em 20% (sendo reprovada em votação: Contra – 79%/ a favor – 21%/ NULO – 1%), atrasos e parcelamento de salários e décimo terceiro (sendo esse parcelado em 3 meses: Janeiro, Fevereiro e Março/16) e por fim a demissão de 13 funcionários sem pagar os direitos trabalhistas (Rescisão, FGTS Atrasado e multa).

Após sermos informados do nosso desligamento, fomos surpreendidos com uma proposta totalmente inaceitável, que foi o parcelamento dos nossos direitos em 18 meses (um ano e meio). Além de não depositarem mensalmente nossos FGTS, que é por lei, um direito de todo trabalhador… Querem que aceitemos o acordo para parcelar o FGTS atrasado e não depositado + a multa 40% + Rescisão trabalhista. Sem falar que se boa parte dos funcionários puxarem um extrato de suas contas de FGTS, muitos deles não tem nada depositado, infelizmente essa e realidade.

Mediante a tudo isso, com excelente auxílio do jurídico do Sindicato, entramos com uma ação na Justiça, para poder ser liberado os FGTS depositados nas contas de cada demitido e as parcelas do seguro desemprego. Obtivemos êxito no dia 17/12/2015!! E agora é aguardar o retorno do Poder Judiciário do recesso de final de ano, para que o Jurídico do Sindicato possa continuar o trabalho para termos mais uma vez êxito em adquirir o que é nosso por DIREITO!!

Desde já, agradeço ao Radialista Eliomar Barreira (Tarugão), pelo espaço cedido em seu Blog, bem como a entrevista marcada para manhã, segunda-feira (21/12/2015) às 07:00hs, em seu programa Jornal da Cidade na Rádio FM Cidade 94,3.

Danielson Rodrigues Florencio