O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (17) que a Lei da Ficha Limpa parece ter sido “feita por bêbados”. A frase foi dita durante sessão da Corte que analisa decisão sobre contas rejeitadas de prefeitos que são candidatos às eleições.
Mendes fez o comentário quando os ministros discutiam o alcance de decisão proferida na semana passada pelo STF e as diferenças técnicas entre contas de governo e de campanha. A Corte decidiu que candidatos a prefeito que tiveram contas rejeitadas apenas pelos tribunais de Contas estaduais podem concorrer ao pleito de outubro.
“Sem querer ofender ninguém, mas já ofendendo, parece que [a Lei da Ficha Limpa] foi feita por bêbados. É uma lei mal feita, nós sabemos disso. No caso específico, ninguém sabe se são contas de gestão ou contas de governo. No fundo, é rejeição de contas. E é uma lei tão casuística, queria pegar quem tivesse renunciado”, disse Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Lei da Ficha Limpa entrou em vigor em 2010 e determina que as pessoas que tiverem as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável ficam inelegíveis por oito anos a partir da decisão. A norma também impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça.
A Nova Itapetinga mais uma vez correspondeu ao chamado da chapa de oposição e na tarde desta quinta-feira (18) a dupla RR percorreu a Avenida das Indústrias e muitas das travessas daquele bairro. Os candidatos e seus apoiadores puderam, mais uma vez, sentir o desejo de mudança da população da Nova, que os recebeu com alegria, respeito e esperança.
Em contato com as pessoas, Rodrigo Hagge e Renan Pereira puderam observar a vontade delas em colaborar para que Itapetinga saia do seu estado de letargia e ganhe um novo rumo de progresso e desenvolvimento.
Nesta sexta-feira (19), tem mais corpo a corpo no bairro, com concentração na Pracinha das Casas Populares, às 15h.
Adupla Alison e Bruno venceu os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo por 2 sets a 0 na final do vôlei de praia e conquistou o quinto ouro do Brasil na Rio-2016. Com a vitória, o país iguala o seu melhor desempenho em número de ouros numa única Olimpíada – também foram cinco medalhas douradas em Atenas-2004.
A conquista veio depois de uma grande partida da dupla brasileira na madrugada desta sexta-feira, na Arena Copacabana. Eficientes nos ataques e impecáveis nos bloqueios, Alison e Bruno venceram a dupla italiana com parciais de 21-19 e 21-17. Com o resultado, Alison supera sua própria marca de Londres-2012, quando ficou com a prata ao lado de Emanuel. É o segundo ouro olímpico do Brasil no vôlei de praia masculino. O primeiro veio com Ricardo e Emanuel, em Atenas-2004.
Um dos mais perigosos assaltantes de banco e pistoleiro do Nordeste brasileiro, Francisco Osivaldo da Silva Sousa, 29 anos, foi preso pela polícia baiana no bairro Bandeirantes, no município de Barreiras (oeste). A prisão ocorreu durante operação realizada pela 11ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin/Barreiras) e unidades da Polícia Militar. Integrante do sistema de procurados do Ceará, sendo um dos mais perigosos, ele possui diversas passagens pela polícia pelas práticas de homicídios – 18 casos -, roubo de instituições financeiras, tráfico de drogas, formação de quadrilha, porte ilegal de arma, entre outros delitos.
Localizado, na quarta-feira (17), num bar e com identidade falsa, Osivaldo estava acompanhado de outros três homens, que também foram presos. Entre eles, dois baianos – ambos com passagens pela polícia por roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma – e um natural do Rio Grande do Norte. Mais informações sobre este último estão sendo buscadas com a polícia potiguar.
“Estamos sempre promovendo grandes operações na região para combater os homicídios e as ações de quadrilhas especializadas em roubos a bancos e tráfico de drogas”, afirmou o coordenador da 11ª Coorpin, delegado Rivaldo Luz. Aproximadamente 40 policiais, com o suporte de quinze viaturas, participaram da ação. “Temos fortes indícios de que Osivaldo participou de roubos e homicídios na nossa região. Trabalharemos incansavelmente para coibir a atuação desses criminosos na Bahia”.
A agressão ocorrida contra um casal gay em um show de Ivete Sangalo, no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), em junho deste ano, em São Paulo, ainda rende. Apesar da cantora ter saído em defesa das vítimas, foi surpreendida com um processo movido pelo casal contra sua pessoa e também contra o CTN.
A atitude de Caio da Rocha e Daniel Camargo revoltou os fãs da baiana, que transformaram a vida dos dois em um verdadeiro inferno. Segundo o colunista Léo Dias, do jornal O Dia, os rapazes foram ameçados de morte pelos admiradores de Ivete e agora não estão saindo nem de casa com medo.
No processo, o quer reparação por falta de segurança no local, além de homofobia, e pede indenização de R$ 1,5 milhão.