onça

O novo projeto quer autorizar a caça, que é proibida no Brasil

A caça de animais silvestres é uma prática proibida no Brasil desde o ano de 1967, no entanto, esta história está prestes a mudar. Isto porque tramita na Câmara de Deputados um Projeto de Lei que regulamenta a o manejo e o controle da caça deses animais no país. O PL 6268/16 é de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), membro da bancada ruralista no Senado.

O Varela Notícias conversou com a vereadora Ana Rita Tavares (PMB), que contou que é totalmente contra ao projeto. Para Tavares, o PL tem interesses “mercantilistas”.

“Isto é uma aberração. É um projeto que claramente defende  os interesses economicos dos ruralistas. (…) Eles estão querendo que todos os animais sejam abatidos, inclusive criando reservas de caça, o que é isso? Isso é inconcebível. Nós que lutamos pela vida, não podemos de forma alguma  admitir uma coisa dessas”, protestou.

Ao VN, a vereadora afirma que os pecuaristas devem procurar outras formas para protejer o seu rebanho. “Eles têm que tomar as providências deles, reforçar as cercas… Estão milionários vendendo bois, então eles devem protejer o rebanho deles, nós ficamos muito satisteitos dos bois não serem atacados”, disse.

Ana Rita Tavares ainda acredita que o Projeto possa abrir brecha para problemas maiores, como a comercialização dos animais silvestres. “Não sabemos até que ponto vai o interesse dessas caças. Eles vão matar a onça, tirar o couro, vão vender”.

A Lei que a ainda vigora no país, a de Proteção à Fauna (5.197/67), só permite a caça caso haja uma regulamentação específica do Executivo Federal.