ZE-CARLOS-COCHILANDOA população de Itapetinga, no sudoeste baiano, mais uma vez foi prejudicada pela inoperância do ex-prefeito José Carlos Moura (PT). Segundo informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a obra de construção da Quadra Escolar no Centro Educacional Ismael Cruz Silva foi cancelada por falta de ações da gestão do então prefeito José Carlos Moura e não poderá ser resgatada.
A Prefeitura Municipal terá que devolver R$159.441,26 à União. Esse valor inclui recursos e rendimentos que haviam sido liberados através do repasse federal no âmbito do Plano de Ação Articulado do Ministério da Educação.
O repasse, efetuado no dia 14 de junho de 2012, foi de R$101.881,22. Naquela época, o valor era suficiente para a construção da quadra. Entretanto, a proposta de José Carlos Moura era usar a verba na recuperação da Praça do Forró do Candeeiro. Sem conseguir movimentar os recursos, o então chefe do Executivo não conseguiu fazer nem uma coisa nem outra. Com tudo isso, quem saiu perdendo foi a cidade, pois, ainda que pudesse ser recuperada, hoje a quantia estaria aquém do necessário para realizar a obra para a qual foi destinada.
Infelizmente não resta à gestão atual nenhuma alternativa de renovação do processo cancelado. De acordo com o Governo Municipal, o prefeito Rodrigo Hagge chegou a se reunir com o presidente do FNDE na expectativa de encontrar uma solução para resgatar a obra, mas foi informado sobre a impossibilidade e a obrigatoriedade de o município fazer a devolução imediata dos recursos.