A Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União, deflagrou a Operação Ciranda de Pedra, nesta terça-feira (24), contra crimes de desvio de recursos públicos destinados à área da infraestrutura na cidade de Maiquinique nos anos de 2012 a 2017.

Cerca de 60 policiais federais, acompanhados de nove auditores da Controladoria Geral da União, cumprem vinte mandados de busca e apreensão e catorze mandados de intimação nos municípios baianos de Maiquinique, Vitória da Conquista, Jequié, Itapetinga, Teixeira de Freitas, Itaramaju, Mirante e Macarani.

Segundo a PF, a operação é resultado de uma investigação iniciada em 2017 sobre obras inacabadas  nas ruas do município de Maiquinique, decorrentes de seis procedimentos licitatórios celebrados na gestão local, quadriênio 2013-2016, em convênio com o Ministério das Cidades.

Além dos serviços não executados ou parcialmente executados, a investigação descobriu que um grupo de quatro empresas fazia revezamento nas licitações e parte dos recursos era destinada a pagamentos de parentes e pessoas ligadas à administração municipal.

A organização criminosa obteve contratos da ordem de R$3,4 milhões, dos quais R$1,5 milhão está estimado como o valor potencial do desvio com ordem de bloqueio judicial. Os suspeitos responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e fraude à licitação.

RK