Leo-Barros

Leandro Ferreira Barros (Léo Gordo) assassinado há sete anos

Há sete anos e sete dias do assassinato de Leandro Ferreira Barros (Léo Gordo) como era carinhosamente conhecido em Itapetinga, finalmente a família, a comunidade e os amigos  respiram aliviados com a confirmação do Júri para a próxima quarta-feira, 1º de agosto, no fórum local.

O crime…

O crime aconteceu na manhã do dia 25 de julho do ano 2011, quando o corpo de Leandro Ferreira Barros (Léo Gordo) foi encontrado sem vida no interior do carro de sua genitora, nas proximidades do Parque Exposições (estrada de terra conhecida como Dona Naná). Léo foi assassinado a tiros.

Dias depois, o principal acusado, Lucas José Lacerda de Santana, se apresentou com dois advogados. Na ocasião, disse que matou o empresário para não morrer.

Leandro Ferreira Barros (Léo Gordo) na data do crime estava com 29 anos, era empresário da EB Lava Car / Lava Jato e Locadora de Veículos, localizada na Rótula dos Pioneiros, cidadão muito conhecido na cidade, filho do saudoso Wilson Barros (Gerente do Bradesco), e de D.  Sônia Maria Ferreira Barros, residente na Rua Gestor Júlio Coelho (Centro).

O réu responde ao processo em liberdade…

O réu confesso ficou preso alguns meses, mas no dia 15 de março de 2012 foi posto em liberdade por força de um Alvará de Soltura expedido pela Justiça. A decisão de soltar o réu foi do Tribunal de Justiça da Bahia, após recurso impetrado pelo seu advogado. A Justiça Criminal de Itapetinga havia negado pedido de habeas corpus.

Por três vezes o o Júri foi adiado, sendo que em 13 de novembro de 2014, a alegação foi de Substabelecimento, ou seja, a troca de advogados no Processo. O último agendamento do Júri estava previsto para acontecer em 2015, mas como a Comarca de Itapetinga estava sem um juiz titular, o Ministério Público achou por bem aguardar a nomeação de um magistrado para Vara Crime, Tribunal do Júri e Vara de Execuções Penais, o que de fato aconteceu.

A família apesar do intenso sofrimento, continua acreditando na justiça, tem aguardado por sete anos esse momento, o do Tribunal do Júri, em que o acusado será julgado com base nas provas dos Autos.

A notícia do Júri para a próxima quarta-feira, 01/08, ganhou grande repercussão nas redes sociais e na mídia local, é possível que o salão do Tribunal do Júri estará lotado.