09A fim de dar visibilidade às boas práticas voltadas para idosos nas gestões municipais e estaduais, o Ministério da Saúde realiza a 6ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas sobre Envelhecimentos. A iniciativa da pasta, junto com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (4).

O objetivo é divulgar e compartilhar experiências com gestores, profissionais de saúde e interessados em geral, além de incentivar estratégias e ações que possam contribuir para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O mapeamento vai permitir identificar as diferentes respostas que os gestores municipais e estaduais têm dado aos desafios que o processo de envelhecimento da população brasileira pode contribuir para o aprimoramento do SUS”, explica Cristina Hoffmann, coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do ministério. As 14 experiências que serão selecionadas podem ter relação com os diferentes níveis de cuidados, da Atenção Básica à Especializada.

De acordo com o cronograma, o período de avaliação será de 10 a 28 de setembro. Na sequência, os participantes receberão um e-mail com o resultado do concurso no dia 10 de outubro e de 28 a 30 desse mês, os vencedores vão apresentar seus projetos. Para mais informações, confira o edital (clique aqui).