Afirmação é dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, que alertou ainda para o aumento das intoxicações por produto de limpeza.

O risco de transmissão de Covid-19 por superfícies é baixo, é o que avaliam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), autoridade de saúde dos EUA, na segunda-feira. Muito mais importante é a transmissão aérea, e as pessoas que desinfetam as superfícies obsessivamente podem estar fazendo mais mal do que bem.

“O CDC determinou que o risco de transmissão por superfície é baixo e secundário às rotas primárias de transmissão do vírus, que são gotículas e aerossóis”, disse Vincent Hill, chefe da Divisão de Prevenção de Doenças Transmitidas pela Água em uma teleconferência dos CDC.

Hill disse que o risco de transmissão ao tocar em uma superfície aumenta em ambientes fechados. Ao ar livre, o sol e outros fatores podem destruir os vírus, disse o especialista.

O vírus morre “rapidamente” em superfícies porosas, mas pode persistir por mais tempo em superfícies internas duras.

A pesquisa também sugeriu que a transmissão por superfície era mais provável nas primeiras 24 horas após uma pessoa ser infectada, e que o domicílio de uma pessoa com Covid-19 apresenta taxas de transmissão mais baixas quando suas superfícies são desinfetadas.