Pesquisadora brasileira Angela Villela Olinto é membro da Academia Nacional de Ciências no EUA

A brasileira Angela Villela Olinto tornou-se membro da Academia de e Artes e Ciências dos Estados Unidos, reconhecimento semelhante foi concedido a Albert Einstein e Nelson Mandela. A professora da Universidade de Chicago e decana da divisão de física da instituição também foi convidada a participar da Academia Nacional de Ciências.

 Angela conta como foi uma das pioneiras na pesquisa da astropartículas e a primeira mulher a dar aula no departamento de Física na Universidade de Chicago.

Foi surpreendente ser membro das duas academias praticamente ao mesmo tempo, o reconhecimento dos colegas é sempre o mais difícil“, conta Angela. “As academias têm uma grande importância porque influenciam os investimentos do Congresso, poderei dar a minha opinião  e contribuir de outras maneiras além da pesquisa.”

Formada em Física pela PUC – RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Angela fez doutorado em Física pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). “Quando estudei no Brasil, no início dos anos 80, a turma era pequena, mas éramos em três alunas e uns oito homens, mas tive aulas com professoras“, lembra.

O susto veio no MIT. “Foi um choque quando cheguei nos Estados Unidos para estudar, estava em uma sala com 60 homens e mais uma estudante, que desistiu, então fui a única mulher a terminar o doutorado.” Angela conta que nos anos 80 o Instituto não contava com nenhuma professora na área de física.

Já na faculdade Angela passou a pesquisar física de partículas e, no doutorado, se interessou pela astrofísica. “Do pós-doutorado em diante, me dediquei a construir este novo campo que reúne as duas áreas de meu interesse anterior“, diz uma das pioneiras do estudo das astropartículas. (R7)

RK