A mais de um ano que o Coronavírus vem tirando o foco de inúmeras doenças que continuam contaminando e matando pessoas.
O surto da pandemia, desviou as atenções e nas mídias, quase não se ouve mais falar de Dengue, Zika e Chicungunya, quase que como se a doença estivesse controlada ou extinta.
Um engano que pode estar custando vidas e torna-se uma nova epidemia assim como aconteceu a alguns anos atrás, se o cuidado não permanecer.

Em Itapetinga, as equipes de Agentes de Endemias continuam realizando a prevenção da Dengue, com fiscalização, tratamento e orientações a comunidade.
Mas atenção da população é fundamental para que os casos de DENGUE não voltem a ser um vilão.
Atitudes simples e rotineiras podem ajudar no combate como, verificar se em casa nos lugares protegidos não tem recipientes, latas, potes, garrafas, baldes ou qualquer outro tipo que acumule água com facilidade.

De janeiro até agora já tivemos 83 notificações a maioria confirmadas para Chicungunya, informamos os munícipes que, apesar da pandemia de Covid-19, estamos também no período maior de proliferação do mosquito Aedes Aegypti e, portanto, maior risco de transmissão de Dengue, Zika e Chicungunya.
“Não podemos baixar a guarda no combate ao mosquito transmissor da dengue. Neste momento, em que a população está mais em casa por conta da prevenção ao Coronavírus, reforçamos o pedido para uma verificação geral nos domicílios para eliminação de pontos que acumulem água parada. Esta é mais efetiva medida preventiva contra a Dengue e deve ser permanente”, afirma o coordenador das Endemias, Márcio Ribeiro.

As medidas de prevenção servem também para empresas e comércio, onde os proprietários e funcionários devem sempre estar vigilantes.
Combater a Dengue, não é uma responsabilidade apenas do Poder Público, é um dever de todos.
Combater a Dengue, é cuidar de você, da sua família, de quem você ama… combater a Dengue, é um ato de amor à Vida!

Faça sua parte!
Itapetinga contra a Dengue!

AF